O relatório, de 291 páginas, contém um levantamento das ações executadas ao longo do ano por todos os órgãos, secretarias de governo, autarquias e empresas públicas. Segundo o secretário, as ações espelham as prioridades da gestão, que se empenhou na humanização do governo, “voltado para as pessoas”, e na municipalização de seus programas e obras. A governadora firmou mais de três mil convênios com as prefeituras.
No que se refere ao desempenho da economia paranaense, o relatório indica que o Estado sofreu os efeitos do fraco crescimento econômico nacional: o PIB do Paraná registrou recuo de 0,4% no primeiro semestre de 2018. Ainda assim, o Paraná criou 59,5 mil novos empregos entre janeiro e outubro deste ano, contra 31,3 mil no mesmo período de 2017, o que representou um crescimento de 90% na geração de postos de trabalho, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
A entrega da mensagem ao Poder Legislativo – no Gabinete da Presidência da Assembleia – cumpre o artigo 87, inciso X, da Constituição Estadual.