Deputada Luciana Rafagnin (PT) destaca ampliação do Farmácia Popular e programa Pé-de-Meia
Programas do governo Lula garantem acesso gratuito a medicamentos e promovem permanência de jovens no ensino médio, fortalecendo a educação e a saúde pública no Paraná.
A deputada Luciana Rafagnin (PT), líder do Bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), destacou os avanços promovidos pelo governo federal na área social. Entre as iniciativas anunciadas recentemente pelo presidente Lula, estão a ampliação do Programa Farmácia Popular, que agora oferece gratuitamente 100% dos itens do catálogo, e o incentivo financeiro para permanência estudantil por meio do Pé-de-Meia. O programa garante um repasse mensal de R$ 200 e um bônus anual de R$ 1.000 para estudantes aprovados, podendo chegar a R$ 9,2 mil ao fim do ensino médio.
Segundo a parlamentar, essas medidas reforçam o compromisso do governo com a dignidade e o bem-estar da população. “Não tenho dúvidas de que esses programas estão transformando vidas. O presidente Lula demonstra compromisso com o bem-estar do povo brasileiro. Saúde e educação são prioridades e precisam de atenção especial”, afirmou.
Em 2024, o Farmácia Popular alcançou o maior número de beneficiários desde sua criação, atendendo mais de 24 milhões de pessoas no país. No Paraná, o programa contemplou 1,7 milhão de usuários, superando os 1,5 milhão de 2022. Atualmente, o estado conta com 2.801 farmácias credenciadas em 376 municípios.
“A ampliação do acesso gratuito a medicamentos impacta positivamente milhares de paranaenses. Além disso, o programa passa a incluir a distribuição gratuita de fraldas geriátricas para idosos e pessoas com deficiência. Quem tem um familiar acamado em casa sabe a importância dessa iniciativa”, ressaltou Luciana.
O Farmácia Popular também passou a oferecer, sem custo, a dapagliflozina, medicamento essencial para o tratamento de diabetes associada à doença cardiovascular. “Essa inclusão amplia a proteção à saúde de milhares de brasileiros, garantindo acesso a tratamentos fundamentais”, destacou a deputada.
Luciana Rafagnin também enfatizou o impacto do Pé-de-Meia na educação e na economia brasileira. O programa beneficia 4 milhões de estudantes e já apresenta resultados significativos: 90% dos alunos contemplados passaram de ano, reduzindo a evasão escolar.
“O Pé-de-Meia é uma revolução no incentivo à permanência na escola. Ele não apenas motiva os jovens a concluir o ensino médio, mas também estimula o ingresso no ensino superior. É o governo Lula investindo na educação e no futuro da juventude”, afirmou.
Além de combater a evasão, o programa tem impacto econômico positivo, impulsionando o consumo e aumentando a qualificação profissional.
Notícias Relacionadas
Deputada Luciana Rafagnin (PT) defende valorização dos profissionais da educação
A parlamentar ressaltou que a luta pela reestruturação das carreiras representa uma questão de justiça para os profissionais que atuam diariamente nas escolas paranaenses.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) propõe Voto de Congratulações pelos 50 anos da APAE de Francisco Beltrão
A homenagem reconhece a trajetória da entidade na defesa da inclusão, da educação especial e dos direitos das pessoas com deficiência.
Leia maisDeputada Luciana Rafagnin (PT) reforça apoio ao fim da escala 6×1 e critica proposta de jornada de sete dias consecutivos
Além do discurso em plenário, a parlamentar protocolou requerimento solicitando o envio de expediente aos senadores da República em apoio à PEC que acaba com a escala 6×1.
Leia maisVoto de Pesar reconhece legado de Zenaide Rodrigues dos Santos na agricultura familiar
Requerimento foi protocolado na Casa pela deputada Luciana Rafagnin (PT).
Leia mais