Comércios terão de fixar indicação de validade e origem dos produtos.
O deputado Emerson Bacil (PSL), visando mais confiabilidade e segurança alimentar na venda de produtos fracionados, apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei 826/2019 que determina que estabelecimentos comerciais varejistas coloquem cartazes informando ao consumidor sobre a origem, data de recebimento e de validade dos produtos à venda.
O deputado defende que a venda de alimentos fracionados, embalados, reembalados ou carnes e pescados tenham este cuidado. Supermercados, padarias, peixarias, açougues, casa de frios e outros estabelecimentos destes gêneros devem informar estes dados aos clientes. "Para comprar sabendo a origem, quando o produto foi repassado e sua validade", frisa.
Ele explica que produtos embalados pelo fabricante, que já conta com estes dados, estão fora da abrangência da proposta. "Alimentos como carne, frango e peixe têm alta probabilidade de agregar microorganismos", justifica a proposição. Ao passo que, de acordo com a iniciativa, contendo estes dados fomenta mais credibilidade, em especial, sobre a origem. A validade é outro fator importante ao consumidor.
"Até para o próprio comerciante é um adendo que traz mais confiança. O seu cliente fica satisfeito e certo de estar adquirindo um produto com maior segurança alimentar e sabendo da origem", observa Emerson Bacil. Ainda, a descrição destes dados evita a venda de alimentos de origem duvidosa, é uma proposta que "vem em defesa da informação prestada ao consumidor", completa.
Notícias Relacionadas
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia maisAudiência Pública avalia projeto que pretende modificar regulamentação da venda de bebidas alcoólicas em estádios
Assembleia Legislativa debate prós e contras de proposta que permitiria a comercialização de bebidas com graduação alcoólica de até 15%.
Leia mais
Projeto de lei busca tornar obrigatória inspeção de equipamentos em atividades de aventura radical
De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), texto altera a Lei nº 17.052/2012 e busca evitar novas tragédias em práticas como bungee jump e rope jump.
Leia mais
Projeto de lei propõe Dia Estadual da Saúde Bucal do Bebê e homenageia criador da Bebê Clínica da UEL
Texto foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Tercilio Turini (MDB).
Leia mais