Comissão aprova criação do Circuito Cicloturístico do Sudoeste
42 municípios farão parte do traçado que conta com diversos pontos turísticos.
A Comissão do Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado Soldado Fruet (PROS), aprovou nesta terça-feira (05) parecer favorável ao projeto de lei 206/2019. A proposta tem autoria conjunta do presidente da Alep, Ademar Traino (PSDB), Goura (PDT), Nelson Luersen (PDT), Luciana Rafagnin (PT), Luiz Fernando Guerra (PSL), Reichembach (PSC) e Paulo Litro (PSDB). A intenção é instituir o Circuito Cicloturístico do Sudoeste do Paraná.
Pelo fato das bicicletas se locomoverem em menor velocidade e seus ocupantes estarem mais expostos ao local em que percorrem, os cicloturistas movimentam a economia local e interagem muito mais com as pessoas, gerando uma experiência totalmente diferente das viagens tradicionais. “O cicloturista diferencia-se do turista comum, pois seu objetivo não é simplesmente chegar ao final, mas aproveitar o caminho que geralmente consiste em estradas rurais e secundárias recheadas de atrativos naturais e culturais”, disseram os autores na justificativa da proposta.
A região abrangida pelo projeto tem 42 municípios do Sudoeste, entre eles; Francisco Beltrão; Dois Vizinhos; Realeza e Vitorino. A intenção é mapear o traçado das rotas definindo os atrativos e produtos turísticos que podem ser explorados pela região como; monumentos históricos; atrativos naturais; locais para hidratação e alimentação; bicicletarias, paraciclos e bicicletários. Também haverá possibilidade de disponibilizar e oferecer material informativo sobre as rotas para os turistas, e um consórcio fará a implantação, administração, manutenção e gestão dos circuitos cicloturísticos.
A proposta teve a relatoria do deputado Cobra Repórter (PSD). Participaram do encontro os deputados; Soldado Fruet (PROS); Cobra Repórter (PSD); Galo (PODE); Rodrigo Estacho (PV) e Cristina Silvestri (PPS).
Notícias Relacionadas
Paraná Bici Pré-COP30 defende bicicleta como eixo de planejamento urbano e política de Estado
Leia mais
Deputado Reichembach (PSD) apresenta documento da audiência “Crise do Leite”
Dentre as sugestões, está a suspensão temporária da importação via Mercosul.
Leia mais
Reconhecimento histórico do Cavalo Campeiro é aprovado na CCJ
O projeto de lei de autoria dos deputados Luis Corti (PSB) e Alexandre Curi (PSD) tem como objetivo preservar a raça nativa e fomentar a criação.
Leia mais
Deputado Luis Corti vai (PSB) a Brasília apresentar demandas dos produtores de leite
Setor enfrenta uma grave crise com preços que não pagam o custo da produção e abandono da atividade.
Leia mais