Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Comissão busca solução para acabar com assaltos aos caminhoneiros

Levantamentos relativos aos furtos e roubos que têm como vítima os motoristas e uma visita ao Porto de Paranaguá estão entre ações já definidas pelo grupo de trabalho.

Os recorrentes assaltos aos caminhoneiros que circulam pela região do Porto de Paranaguá, no Litoral do estado, foi o tema central da primeira reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), realizada na manhã desta terça-feira (11). Durante o encontro, os deputados membros da Comissão definiram medidas para buscar uma solução de combate efetivo à ação dos criminosos no local.

Entre as ações detalhadas está o levantamento do número de ocorrências referentes a furtos e roubos que têm como vítimas os caminheiros em toda a região do Porto. Os dados, de acordo com os parlamentares que participaram da reunião, serão levantados junto à Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Portuária. O objetivo é levar as informações ao secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado do Paraná, Luiz Felipe Kraemer Carbonell.

“Nosso objetivo não é só cobrar das forças policiais e do Poder Público como um todo. Queremos criar alternativas para combater esses crimes. Mapeamos essa situação no Porto de Paranaguá e agora vamos aguardar as estatísticas que virão das forças de segurança que atendem todo o local. Além disso, estamos planejando uma visita ao porto para verificarmos in loco a situação dos caminheiros”, afirmou o deputado Coronel Lee (PSL), presidente da Comissão de Segurança Pública da Alep.

De acordo com o deputado Soldado Adriano José (PV), integrante da Comissão de Segurança Pública, a ida de uma comitiva de parlamentares ao Porto de Paranaguá pode agilizar o processo na busca por soluções para os crimes ocorridos no local. “Acredito que com as estatísticas em mãos e com a visita ao local para ouvir os caminheiros e os trabalhadores do porto, teremos um parâmetro para minimizar ou solucionar o problema de uma vez por todos”, disse.  "Hoje tivemos a primeira reunião da Comissão de Segurança Pública, onde sou membro com outros colegas, policiais parlamentares. Prioridade máxima criarmos iniciativas que possam de imediato reduzir a criminalidade na região do Porto de Paranaguá, proporcionando mais segurança aos caminhoneiros e cidadãos de bem que circulam na região", frisou o deputado Soldado Fruet (PROS), ao fazer uma avaliação da reunião.

Força-tarefa – O deputado Delegado Jacovós (PR), também membro da Comissão de Segurança Pública, acredita que a criação de uma força-tarefa entre policiais e o Judiciário pode coibir as ações de criminosos no local. “Não é só a polícia que vai resolver esse problema. É preciso que o Ministério Público e o Poder Judiciário ajam com rigor em relação aos furtos e roubos que assolam os caminhoneiros”, ressaltou o parlamentar.

Atuação – Para o deputado Coronel Lee esta primeira reunião mostra que a Comissão não irá atuar apenas no âmbito dos trabalhos legislativos, se limitando apenas à análise de projetos de lei relativos ao tema. “Não vamos atuar de maneira forte em todos os temas que dizem respeito à Segurança Pública no estado do Paraná. Nós, deputados membros da Comissão, temos todo o mapeamento do que está acontecendo no estado e queremos não apenas cobrar das autoridades, mas sim propor soluções práticas para as grandes demandas de segurança do Paraná”, garantiu o parlamentar.   

Ouça o Podcast relacionado



Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação