Comissão da Assembleia investiga denúncias de fraude na saúde de Dois Vizinhos
O presidente da Comissão, deputado Leonaldo Paranhos, do PSC, decidiu por fazer o encontro a portas fechadas, em decorrência de supostas ameaças feitas aos denunciantes e o risco de tumulto.//
Além disso, a audiência contou com forte proteção policial.//
As denúncias veiculadas inicialmente pela televisão Tarobá, de Cascavel, revelaram um esquema de cobrança irregular de exames realizados pelo SUS envolvendo o Hospital Municipal Pro Vida e a Secretaria Municipal de Saúde de Dois Vizinhos.//
Reportagens da emissora mostraram depoimentos de cidadãos afirmando que eram obrigados a pagar para ter acesso a exames agendados pelo Sistema Único de Saúde. Os pagamentos, segundo as matérias, eram anotados num caderno, que foi solicitado pela comissão, mas não foi encontrado.//
Durante a audiência foram ouvidos os denunciantes, que confirmaram as acusações já feitas na reportagem veiculada pela emissora.//
A direção do Hospital Pró Vida negou que haja cobrança de serviços do SUS.//
Na avaliação do deputado Paranhos, a audiência cumpriu o seu objetivo de tomar depoimentos dos envolvidos na denúncia e recolher documentos.// Agora o trabalho terá sequência com a produção de um relatório para ser encaminhado às autoridades, incluindo a Polícia Federal.//
Participaram da audiência os deputados Paranhos, Nelson Luersen, do PDT, Luciana Rafagnin, do PT, Rose Litro, do PSDB, Adelino Ribeiro Silva, do PSL, e Nereu Moura e Caito Quintana, do PMDB.//
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia maisAudiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia maisParaná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais