Controladoria Geral tem a missão de aprimorar ações da Assembleia
Bevilaqua explica que o controle interno, atividade fim da Controladoria, integra a estrutura organizacional da Administração da Casa, tendo por função acompanhar a execução dos atos e apontar, em caráter sugestivo, preventivo ou corretivamente, as ações a serem desempenhadas. “Neste contexto, o Sistema de Controle Interno na Administração Pública é um conjunto de unidades técnicas orientadas para promover a eficiência e a eficácia nas operações e verificar o cumprimento das políticas estabelecidas em lei, sendo dirigido e coordenado por uma unidade de Controle Interno criada na estrutura da ALEP, conforme previsto no art. 74 da Constituição da República”, informa o advogado.
Garantias – O controlador da Assembleia afirma que o controle interno na área pública é de extrema importância para garantir a padronização dos procedimentos de controle e a “memória” do órgão ou entidade, independente da manutenção ou troca dos servidores que o operacionalizam, bem como dos gestores aos quais as informações são prestadas. “A atuação do controle interno é realizada antes, durante e depois dos atos administrativos, com a finalidade de acompanhar o planejamento realizado, garantir a legitimidade frente aos princípios constitucionais, verificar a adequação às melhores práticas de gestão e garantir dados contábeis fidedignos”, acrescenta.
Objetivos Principais – Rodrigo Bevilaqua resume a seguir os principais objetivos do controle interno, assinalando que devem estar sempre alinhados com as metas da organização:
- Assegurar que não ocorram erros potenciais, através do controle de suas causas, destacando-se conhecer as receitas, despesas, resultados históricos, estrutura administrativa, pessoal, patrimônio, observar as normas legais, instruções normativas, estatutos e regimentos.
- Acompanhar a programação estabelecida nos instrumentos de planejamento, em especial a lei orçamentária.
- Buscar o equilíbrio nas contas públicas e a correta aplicação administrativa e financeira dos recursos públicos.
- Examinar os resultados quanto à economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, de pessoal e demais sistemas administrativos e operacionais.
- Buscar atingir as metas estabelecidas e prestar contas à sociedade, de forma transparente, condição imposta a todos aqueles que, de alguma forma, gerenciam ou são responsáveis pela guarda de dinheiro ou bens públicos.
Notícias Relacionadas
Empresário João Alves Anselmo recebe título de Cidadão Benemérito do Paraná na Assembleia Legislativa
Sessão Solene, proposta pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), ocorreu no Plenário do Legislativo
Leia maisAssembleia Legislativa entrega título de cidadã honorária à jornalista Dirce Alves
Homenagem foi proposta pelos deputados Luiz Fernando Guerra (Novo) e Alexandre Curi (Republicanos)
Leia mais
Deputado Goura (PDT) destaca 30 anos de atuação do Cosmo Marumbi
Parlamentar participou do lançamento de livro e documentário sobre a trajetória do grupo de socorro
Leia maisAssembleia Legislativa presta homenagem aos 100 anos da Arquidiocese de Curitiba e à Semana de Corpus Christi
Solenidade destacou a trajetória histórica da Arquidiocese, criada em 1926, e a importância religiosa e cultural da celebração de Corpus Christi em Curitiba
Leia mais