Denúncia oferecida pelo Ministério Público contra Nelson Justus é encaminhada ao Conselho de Ética
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), entregou em mãos ao deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), presidente da Conselho de Ética da Casa, os autos da denúncia feita pelo Ministério Público do Paraná contra o deputado Nelson Justus (DEM), por supostas irregularidades ocorridas durante sua passagem pela Presidência da ALEP. A entrega aconteceu na tarde desta terça-feira (31), durante a sessão plenária.
Traiano afirmou que a Mesa Executiva da Assembleia recebeu de maneira oficial os documentos na manhã da segunda-feira (30). “Tomamos todas as providências para que o processo chegasse até a Assembleia. Agora a Conselho de Ética terá a oportunidade de analisar o processo e tomar todas as providências que são da sua competência. Eu acredito que o Conselho de Ética agora dará celeridade à análise dos documentos”, disse.
O deputado Edson Praczyk (PRB) disse, por sua vez, que o primeiro passo dos trabalhos é convocar os demais membros do conselho para uma reunião e designar um relator. “Também temos que notificar o investigado para que a partir daquela sessão, contado o prazo de cinco sessões plenárias, ele se pronuncie, apresentando por escrito sua defesa. O meu papel é garantir o direito democrático da ampla defesa”, ressaltou.
A primeira reunião do Conselho de Ética acontece na próxima segunda-feira (6), em horário a ser confirmado. Também fazem parte do conselho dos deputados Tião Medeiros (PTB), Anibelli Neto (PMDB), Hussein Bakri (PSC) e Missionário Ricardo Arruda (PSC), que também é Corregedor da Casa.
Notícias Relacionadas
Conselho de Ética aprova suspensão de prerrogativas e perda de mandato do deputado Renato Freitas (PT)
Colegiado definiu duas punições de 30 dias contra o deputado petista e recomendou sua cassação; suspensões são passíveis de recurso, enquanto a perda de mandato ainda passará pela CCJ e pelo Plenário da Alep.
Leia mais
Conselho de Ética decide medidas disciplinares para Renato Freitas (PT) e Ricardo Arruda (PL) e recebe novos relatórios
Colegiado aplica advertência e censura, rejeita reconsideração e adia votação de pareceres que podem levar à suspensão de prerrogativas e perda de mandato.
Leia mais
Conselho de Ética recebe relatórios de denúncias por quebra de decoro envolvendo Renato Freitas (PT) e Ricardo Arruda (PL)
Pareceres indicam suspensão temporária do mandato, censura e arquivamento; pedidos de vista adiam decisões para a próxima sessão.
Leia mais
Conselho de Ética da Assembleia adverte deputado Renato Freitas (PT) e analisa outras duas representações; parlamentar pode recorrer
Colegiado ouviu defesa de Freitas e adiou parecer sobre terceira representação após pedido da defesa
Leia mais