Deputada Márcia Huçulak (PSD) apresenta balanço dos trabalhos do Bloco Parlamentar da Saúde no 1º semestre Realização de três audiências públicas, com debates de alto nível, análises técnicas de ações governamentais e interlocução permanente fazem parte das atividades.

17/07/2024 11h22 | por Assessoria Parlamentar
O bloco é presidido pela deputada Márcia Huçulak (PSD), responsável também por sua instalação, em 2023, no início da atual legislatura da Assembleia.

O bloco é presidido pela deputada Márcia Huçulak (PSD), responsável também por sua instalação, em 2023, no início da atual legislatura da Assembleia.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O bloco é presidido pela deputada Márcia Huçulak (PSD), responsável também por sua instalação, em 2023, no início da atual legislatura da Assembleia.

Criado para apoiar o desenvolvimento e promover políticas públicas que melhorem a qualidade de vida e o acesso da população aos serviços públicos, o Bloco de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma série de atividades ao longo do primeiro semestre de 2024 que reforçam seus objetivos.

O bloco é presidido pela deputada Márcia Huçulak (PSD), responsável também por sua instalação, em 2023, no início da atual legislatura da Assembleia.

As iniciativas incluíram a realização de três audiências públicas, visitas técnicas, reuniões setoriais, além de análises de documentos e relatórios públicos da área, entre outras ações.

As atividades envolveram representantes do parlamento, governo, universidades e sociedade civil, com as quais se manteve interlocução permanente. As informações geradas também são disponibilizadas à população.

Audiências públicas

Um dos destaques deste primeiro semestre foi a realização de três audiências públicas, que levaram ao parlamento discussões de alto nível sobre temas atuais de relevância.

Foram eles:

• desafios do combate à dengue,

• impacto das mudanças climáticas na saúde e

• aumento da longevidade e a necessidade de mudanças nas políticas públicas.

Abertos à participação da população, os encontros reuniram diversos especialistas e gestores, resultando numa série de sugestões técnicas encaminhadas a instituições, como governos estadual e municipal, universidades, entidades setoriais e conselhos de classe

“Uma das missões do bloco é justamente promover o debate, de forma a contribuir com soluções aos principais desafios que se apresentam para a sociedade”, explica Márcia, ex-secretária de Saúde de Curitiba.

“Os temas abordados necessitam cada vez mais atenção e ação do poder público.”

• Clique aqui e saiba mais sobre a audiência pública da longevidade. 

• Clique aqui e saiba mais sobre a audiência pública das mudanças climáticas e saúde. 

• Clique aqui e saiba mais sobre a audiência pública da dengue. 

Análises setoriais

A análise de relatórios setoriais é outra ação desenvolvida pelo bloco, que dessa forma acompanha o andamento das políticas públicas no estado.

É o caso, por exemplo, dos Relatórios Detalhados do Quadrimestre Anterior (RDQA), da Secretária Estadual de Saúde (Sesa). Trata-se de um extenso e detalhado consolidado de informações sobre gastos e andamento de ações e programas governamentais. O RDQA é apresentado três vezes pela Sesa na Assembleia, em sessões abertas ao público.

“É um instrumento essencial de monitoramento e acompanhamento da execução do Programa Anual de Sáude”, diz Márcia. “Ele permite avaliar como está o desenvolvimento das metas estabelecidas.”

Consolidação de leis

Ao longo do primeiro semestre de 2024, o bloco também foi responsável por um amplo levantamento legislativo, voltado à consolidação da legislação estadual referente a gestantes e crianças de até seis anos.

O projeto que consolidará tais leis será apresentado em breve.

Márcia já participou, como coautora, do Código de Defesa Mulher Paranaense, consolidação das leis estaduais da área. Ela presidiu a comissão especial criada para elaborar o projeto apresentado pela Bancada Feminina da Alep e sancionado em abril deste ano.

Márcia explica que a consolidação facilita o acesso da população às leis, trazendo mais transparência e ajudando a torná-las mais efetivas.

“As leis precisam ter impacto efetivo na vida das pessoas”, defende a deputada.

Diálogo com instituições

Márcia Huçulakl também faz, por meio do bloco, acompanhamento sistemático de instâncias governamentais e não governamentais da área, como o Conselho Estadual, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).

A deputada participa ainda de dois comitês intersetoriais – os que tratam do controle da dengue no estado (coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde) e o de enfrentamento às violências contra mulher (coordenado pela Secretaria do Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa).

Já as visitas técnicas foram feitas, por exemplo, à Maternidade Matter Dei, ao Pequeno Cotolengo, ao Laboratório de Climatologia da Universidade Federal do Paraná, à Secretaria Municipal de Saúde Curitiba, além da participação em mutirão de combate à dengue e em diversos seminários e encontros setoriais.

São ações que ajudam a colher demandas e a direcionar ações no âmbito parlamentar, explica a deputada.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação