Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputado Delegado Jacovós (PL) representa Assembleia em conferência internacional de Cibersegurança na Rússia

Segundo o deputado Jacovós, o evento se destaca pela apresentação de ferramentas inovadoras voltadas à proteção de sites governamentais, empresas estatais e administrações municipais.
Segundo o deputado Jacovós, o evento se destaca pela apresentação de ferramentas inovadoras voltadas à proteção de sites governamentais, empresas estatais e administrações municipais. Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

O segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Delegado Jacovós, foi designado pelo presidente da Casa, deputado Alexandre Curi, para representar o Legislativo estadual no maior evento internacional de prevenção a crimes cibernéticos, realizado anualmente na Rússia.

A conferência reúne especialistas em cibersegurança de mais de 150 países, incluindo representantes de empresas de tecnologia de ponta que enviam seus “hackers éticos” — profissionais contratados para desenvolver soluções eficazes no combate aos crimes digitais.

Segundo o deputado Jacovós, o evento se destaca pela apresentação de ferramentas inovadoras voltadas à proteção de sites governamentais, empresas estatais e administrações municipais. “Chamou a atenção a quantidade de soluções viáveis, com custos acessíveis, que podem ser implementadas inclusive em pequenas prefeituras”, afirmou.

O parlamentar também destacou a gravidade do tema, lembrando casos recentes de sequestros de dados de sistemas públicos municipais no Brasil. “Criminosos invadem os sistemas, criptografam os dados e depois exigem pagamento de resgate para devolução das informações. É um modelo de extorsão digital que está se tornando cada vez mais comum”, alertou.

Audiência Pública

Diante da relevância do assunto, Jacovós anunciou que solicitará a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater a cibersegurança no setor público paranaense. A proposta é reunir especialistas em tecnologia da informação, representantes da segurança pública e gestores municipais, a fim de discutir estratégias de proteção dos sistemas institucionais.

A participação do deputado Delegado Jacovós foi resultado de sua indicação entre os 54 parlamentares estaduais para o curso internacional sobre combate a crimes cibernéticos, promovido em Moscou.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação