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Deputado Fabio Oliveira (Podemos) ressalta impacto do Lote 4 para o desenvolvimento do Noroeste

O parlamentar é coordenador da Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Paraná.

Em Cianorte, o contrato de concessão prevê um amplo conjunto de obras que vai transformar a mobilidade e a infraestrutura da região, principalmente com a duplicação da BR-323.
Em Cianorte, o contrato de concessão prevê um amplo conjunto de obras que vai transformar a mobilidade e a infraestrutura da região, principalmente com a duplicação da BR-323. Créditos: Geraldo Bubniak/AEN

O deputado estadual Fabio Oliveira, coordenador da Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), acompanhou nesta quinta-feira (23), na B3, em São Paulo, o leilão do Lote 4 do novo programa de concessões de rodovias do Estado.

O certame, vencido pelo Grupo EPR, que ofereceu desconto de 21,30% sobre a tarifa básica de pedágio, marca um novo capítulo na história da infraestrutura rodoviária paranaense. O projeto prevê R$ 16 bilhões em investimentos, sendo R$ 10,8 bilhões destinados diretamente a obras.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que os números traduzem o sucesso do novo modelo de concessões. “É o maior projeto de concessão rodoviária da América Latina, com 1.800 quilômetros de duplicações previstas. Nos 24 anos de contrato anterior, foram investidos cerca de R$ 7 bilhões; agora, estamos alcançando R$ 60 bilhões em investimentos”, afirmou o governador.

O Lote 4 compreende 627 quilômetros de rodovias, conectando Guaíra, na fronteira com o Paraguai, até Nova Londrina, na divisa com São Paulo, passando por Maringá e por todo o Noroeste do Paraná — uma das regiões mais produtivas e estratégicas do Estado.

Entre as principais obras previstas estão 231 quilômetros de duplicações, 87 quilômetros de faixas adicionais, 4 contornos:  norte de Londrina, sul de Maringá, Nova Londrina e Itaúna do Sul.

“A Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura vai continuar acompanhando de perto cada etapa, para garantir que o investimento anunciado se traduza em resultado real nas rodovias e em tarifas justas para os paranaenses”, afirmou Fabio Oliveira.

O deputado ressaltou que a presença da Assembleia Legislativa na fiscalização do programa é fundamental para assegurar a correta aplicação dos recursos e o cumprimento dos cronogramas de obras, evitando práticas abusivas e garantindo diálogo constante com as comunidades locais e o setor produtivo.

“Fiscalizar o pedágio é garantir o direito de quem paga. O pedágio não pode mais ser símbolo de escândalo, e sim de desenvolvimento e competitividade”, reforçou.

Ao comentar o resultado, o diretor-presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga, destacou que o compromisso da empresa é de longo prazo, voltado à eficiência e à segurança dos usuários.

“Vamos inaugurar uma parceria de longo prazo com comunidade, sociedade e usuários, que vai permitir novo patamar nas conexões regionais e interestaduais e com o Paraguai, com foco em segurança nas viagens e efeiciencia nos transportes”, afirmou.

O Grupo EPR também é responsável pelo Lote 6, que abrange rodovias no Oeste e Sudoeste do Estado, conectando cidades como Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Pato Branco, e pelo Lote 2, que inclui, entre outras rodovias, a BR-277, na descida da Serra do Mar.

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