Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputado Luis Corti (PSB) apresenta propõe emendas para implantação de Centro de Hemodiálise em Dois Vizinhos

Descentralização do serviço no Sudoeste deve reduzir necessidade de longos deslocamentos e facilitar adesão ao tratamento.

Deputado Corti destaca importância da nova unidade para qualidade de vida dos pacientes.
Deputado Corti destaca importância da nova unidade para qualidade de vida dos pacientes. Créditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado estadual Luis Corti (PSB) protocolou emenda de R$ 5 milhões no orçamento do estado para a implantação de um Centro de Hemodiálise em Dois Vizinhos. A proposta de construção de uma nova unidade de atendimento no Sudoeste é tema de duas emendas de autoria do parlamentar: uma à Lei Orçamentária Anual (LOA-2024) e outra ao Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

“A inclusão dessa proposta no planejamento estratégico e no orçamento do estado é o primeiro passo para a garantia dos recursos necessários para viabilizar essa obra. A hemodiálise é um procedimento essencial à vida e a descentralização permite maior facilidade de acesso e comprometimento do paciente com o tratamento”.

A proposta prevê que a nova unidade de hemodiálise faça parte de uma ampliação da estrutura do Hospital Pró-Vida e atenderia a demanda de nove municípios da microrregião: Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, São Jorge D’Oeste, Verê, Quedas do Iguaçu, e Espigão Alto do Iguaçu.

Um estudo técnico sobre a viabilidade do projeto revelou que alguns pacientes gastam quase quatro horas em deslocamentos para fazer o procedimento. A estimativa é de que o tempo gasto com viagens diminua até 51% com a nova unidade de atendimento. “O que nós queremos é dar maior eficiência ao serviço prestado à população e mais qualidade de vida para quem mora nessa região”.

Luta antiga

A luta pela descentralização dos serviços de hemodiálise no Sudoeste é uma bandeira antiga de Corti. Em seu primeiro mandato como vereador em 1989, o parlamentar acompanhou de perto a luta de uma paciente de São Jorge D’Oeste para conseguir fazer o tratamento longe de casa. “Essa história me marcou demais e levo isso como uma das minhas prioridades”.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação