Deputado Lupion rebate declarações de promotora de Justiça em audiência sobre limites da Escarpa Devoniana
O parlamentar destacou o caráter democrático da audiência em Ponta Grossa, antecedida por ampla divulgação e aberta aos mais diferentes setores.
O deputado Pedro Lupion (DEM), presidente da audiência pública realizada nesta sexta-feira (10) na cidade de Ponta Grossa, que debateu o projeto de lei nº 527/2016, que altera os limites da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana, reafirmou que a audiência pública era perfeitamente legal e ajustada ao que determina o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná.
A promotora de Justiça Andressa Chiamulera disse na ocasião que “o encontro não poderia ser considerado uma audiência pública”. Segundo ela, não teria sido dada “ampla divulgação nem disponibilizado o material” sobre o tema.
Lupion rebateu dizendo que a audiência foi realizada por vontade da Assembleia Legislativa e dos presidentes das Comissões Permanentes e que, se fosse o desejo, o projeto poderia ser votado no Legislativo sem que a sociedade fosse ouvida, mas que foi consenso entre todos os parlamentares que a audiência fosse realizada.
“A competência de legislar, o início do processo, compete à Assembleia Legislativa. O Ministério Público tem todo o direito de questionar e as contribuições serão recebidas como de qualquer cidadão que se dirige à Assembleia. Eu já participei de inúmeras audiências públicas na Assembleia e nunca tive uma com tanta presença e tantos representantes de lados opostos. Foi aberto espaço igual para os dois lados que expuseram a opinião, sempre intercalados para que não houvesse interferência de dirigir o trabalho para favorecer um ou outro lado”, afirmou. “A Assembleia Legislativa tomou por iniciativa a realização da audiência pública. Não é obrigação essa realização. As comissões poderiam, simplesmente, se reunir, chamar algumas pessoas em Curitiba e fazer o debate no Plenarinho da Assembleia, onde não cabe sequer metade das pessoas que estão aqui. O que não se pode aceitar é que, quando se faz uma audiência, em um auditório que está lotado, colocar em risco a segurança dessas pessoas. Afirmo que o debate necessário foi feito”, concluiu
A Assembleia Legislativa tem noticiado, desde o dia 24 de fevereiro, a realização da audiência pública, em seu site na internet e também nas páginas e perfis nas redes sociais. Assim como o assunto tomou conta dos pronunciamentos dos parlamentares nas sessões plenárias desta semana. A Assembleia reforça também que notícias sobre a realização da audiência pública no Cine Teatro Ópera, em Ponta Grossa, foram veiculadas por inúmeros veículos de comunicação do estado, nos jornais televisivos, impressos e nos portais na internet, o que comprova a ampla divulgação do evento.
Notícias Relacionadas
Diretrizes para o uso sustentável da APA da Escarpa Devoniana são apresentadas na Assembleia
Trabalho da Universidade Estadual de Ponta Grossa mostra que o potencial turístico e produtivo da região existe e deve ser bem aproveitado.
Leia mais
Comitê reconhece o trabalho da Assembleia no arquivamento do projeto da APA da Escarpa Devoniana
Membros do Comitê Pró-Escarpa Devoniana entregaram ao presidente Ademar Traiano e ao deputado Rasca Rodrigues documento em apoio pela decisão.
Leia mais
Desenvolvimento sustentável da APA da Escarpa Devoniana será tema de audiência pública na Alep
Leia mais
Assembleia debaterá políticas públicas do café na próxima terça-feira (26)
Leia mais