Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputado Reichembach (PSD) participa da abertura da 10ª Via Tecnológica do Leite em Francisco Beltrão

Evento reúne produtores e especialistas para debater o fortalecimento da cadeia leiteira no Paraná.

Durante a cerimônia, o parlamentar destacou a importância da troca de experiências entre produtores de diferentes portes e defendeu o fortalecimento da cadeia leiteira no estado.
Durante a cerimônia, o parlamentar destacou a importância da troca de experiências entre produtores de diferentes portes e defendeu o fortalecimento da cadeia leiteira no estado. Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

O coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite no Paraná, deputado estadual Wilmar Reichembach (PSD), participou nesta quinta-feira (24) da abertura oficial da 10ª edição da Via Tecnológica do Leite, realizada no Centro de Eventos de Francisco Beltrão. A atividade segue até sábado (26), com programação gratuita voltada a produtores, técnicos e lideranças do setor.

Durante a cerimônia, o parlamentar destacou a importância da troca de experiências entre produtores de diferentes portes e defendeu o fortalecimento da cadeia leiteira no estado. “É um momento importante, que dá a oportunidade de convivência e troca de experiências do pequeno produtor ao produtor de grande escala. E precisamos fortalecer cada vez mais essa que é a cadeia produtiva mais importante para os agricultores familiares do Paraná”, afirmou Reichembach.

O evento também contou com a presença do secretário de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara; do diretor-presidente do IDR-PR, Otamir Martins; do deputado estadual Luis Corti; do prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron; além de prefeitos da região Sudoeste, vereadores, representantes de entidades organizadoras e parceiras, e produtores de leite e queijo.

Crescimento do setor

Dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) indicam que a produção de leite no Brasil deve crescer entre 2% e 2,5% em 2025. No Paraná, o volume produzido e industrializado aumentou cerca de 10% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2024, saltando de 907 milhões para cerca de 1 bilhão de litros. Francisco Beltrão é o maior produtor regional e o quinto maior produtor estadual de leite, com aproximadamente 950 produtores e 100 milhões de litros produzidos em 2024.

A 10ª Via Tecnológica do Leite segue até sábado com oficinas, painéis técnicos e exposições, consolidando-se como espaço de difusão de conhecimento e incentivo à inovação no campo.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação