Deputado Renato Freitas (PT) relata execução em Londrina ao Ministério dos Direitos Humanos

28/02/2025 11h27 | por Assessoria Parlamentar
Deputados Renato Freitas (PT) com as mães de Kelvin e Wender, Vanessa da Costa e Sirlene dos Santos.

Deputados Renato Freitas (PT) com as mães de Kelvin e Wender, Vanessa da Costa e Sirlene dos Santos.Créditos: Filipe Barbosa

Deputados Renato Freitas (PT) com as mães de Kelvin e Wender, Vanessa da Costa e Sirlene dos Santos.

O deputado estadual Renato Freitas (PT) enviou à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, um relatório sobre a execução dos jovens Kelvin Willian Vieira dos Santos, de 16 anos, e Wender Natan da Costa Bento, de 20, mortos por agentes da Polícia Militar no dia 15 de fevereiro, no município de Londrina, Paraná. O parlamentar defende que as investigações sobre o caso sejam acompanhadas por órgãos federais.

“Foram 18 tiros em dois jovens comprovadamente desarmados. Essa é uma realidade que não dá trégua no Paraná e no Brasil, e que faz a população refém do medo, porque sabem que a Polícia Militar, assim como está, é incapaz de oferecer segurança, mas é estimulada a promover o terror”, disse o deputado, que é coautor do projeto de lei que determina o uso obrigatório de câmeras corporais por policiais em serviço no Paraná.

Além das informações sobre o assassinato dos dois jovens, o deputado também encaminhou denúncias sobre os alarmantes registros de letalidade policial no Paraná. Em 2024, foram 433 supostos confrontos policiais que acabaram com 413 pessoas mortas. O número é 19% maior do que no ano de 2023. Como apontado no levantamento, divulgado pelo Ministério Público do Paraná, 49,9% das vítimas fatais dos confrontos eram jovens negros, entre eles adolescentes de 12 a 17 anos.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação