Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputado Tito Barichello (União) propõe homenagem à Companhia de Choque do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM)

Deputado Tito Barichello (União).
Deputado Tito Barichello (União). Créditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado delegado Tito Barichello (União Brasil), líder do Bloco Parlamentar de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), irá prestar uma homenagem oficial à Companhia de Choque do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), sediado em Londrina.

A homenagem será feita por meio da entrega de Voto de Congratulações e Menção Honrosa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela tropa especializada no combate ao crime organizado e na proteção da população paranaense.

“Nada mais justo que esta Casa de Leis homenagear a Companhia de Choque do 5º BPM, uma tropa especializada no combate a crimes violentos, especialmente aqueles perpetrados por organizações criminosas que atuam com violência ou grave ameaça, como furtos qualificados, roubos, sequestros, homicídios e latrocínios”, afirmou o deputado.

Além das ações repressivas de alto risco, o parlamentar ressaltou a importância da Companhia em operações típicas de policiamento de choque, como intervenções em estabelecimentos prisionais, reintegrações de posse em áreas urbanas e rurais, controle de distúrbios em manifestações, além do policiamento ostensivo em grandes eventos e jogos de futebol.

Segundo Barichello, a Companhia de Choque do 5º BPM é hoje referência no interior do estado por sua atuação técnica e altamente especializada, destacando-se como a única tropa de choque instalada fora da capital paranaense. A unidade opera com rapidez e efetividade, apoiada em treinamento rigoroso, pessoal qualificado e equipamentos adequados.

“O Choque do 5º BPM atua com dois focos principais: permanece sempre em condição de pronto emprego para operações de Choque em qualquer cenário necessário e, simultaneamente, realiza patrulhamento tático para o enfrentamento aos crimes de maior gravidade na região”, completou o deputado.

A Companhia de Choque não atua apenas em Londrina, mas cobre rotineiramente toda a área de responsabilidade do 2º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), abrangendo cerca de 89 municípios do norte do Paraná, ampliando significativamente sua contribuição para a segurança pública em todo o estado.

A data da homenagem na ALEP ainda será confirmada, mas deverá ocorrer em sessão solene com a presença de autoridades.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação