Deputados aprovam Lei Orçamentária Anual em meio a pauta repleta de projetos
Faltam menos de duas semanas para o encerramento do período legislativo e este está sendo um fim de ano para lá de movimentado na Assembleia Legislativa do Paraná. Os próprios parlamentares admitem: não se lembravam de tantos projetos de lei para serem analisados em um curto espaço de tempo. Caso do líder do Governo na Casa, o deputado Hussein Bakri (PSD).
(Sonora)
Além da Lei Orçamentária Anual (LOA), que fixa as despesas e receitas do Governo para 2022, e que foi aprovada em primeiro turno na pauta da sessão ordinária desta terça-feira (7), propostas como o reajuste dos servidores, a Lei Geral das Universidades (LGU), a criação da Lotepar, as alterações no programa Nota Paraná, o REFIS, entre outras devem ser votadas nos próximos dias. O Poder Executivo encaminhou ainda uma série de projetos que preveem doação de imóveis a entidades e municípios, o que, segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), precisa acontecer ainda em 2021, já que esse tipo de doação é proibido em ano eleitoral.
(Sonora)
Para se ter uma ideia do volume, foram 27 projetos analisados na sessão ordinária desta terça e outros 20 na extraordinária. Em segunda discussão, algumas das propostas receberam emendas e voltam à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para só depois retornarem ao plenário. Aliás, a CCJ também deve ter diversas reuniões extraordinárias nesse período, tamanho tem sido o volume de emendas apresentadas pelos parlamentares.
Mas tanto o líder Bakri quanto o presidente Traiano garantem: vão se esforçar para limpar a pauta, nem que para isso sejam necessárias várias sessões extraordinárias.
(Volta as duas sonoras)
Notícias Relacionadas
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia maisParaná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia maisAssembleia aprova projeto que reconhece as Tortas de Carambeí como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
A proposta, assinada pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), tem como objetivo preservar e valorizar um dos mais importantes símbolos da cultura e da gastronomia paranaense.
Leia maisDeputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) conclama união do Paraná para viabilizar novo contorno ferroviário de Curitiba
Para a parlamentar, obra na capital precisa ser incluída entre as obrigatórias da ANTT na concessão da Malha Sul, que será licitada em 2027.
Leia mais