Deputados repercutem projeto que delega rodovias estaduais à União
Enquanto o Ministério da Infraestrutura afirma em nota que “chegou a um consenso com o Governo do Paraná, assim como com os representantes da sociedade e do setor produtivo” sobre a nova modelagem de pedágio no estado para os próximos 30 anos, na Assembleia Legislativa isso ainda parece estar longe de acontecer. Pelo menos foi o que disseram nesta quarta-feira (4) parlamentares que integram a Frente Parlamentar Sobre o Pedágio. Após ler em plenário a mensagem enviada à Casa que trata do projeto que pretende delegar 1200 quilômetros de rodovias estaduais à União como parte da proposta, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), disse que o governo federal precisa publicar antes o edital de licitação com garantias de que os paranaenses não serão mais prejudicados do que já foram nestes quase trinta anos de altas tarifas.
(Sonora)
O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex e o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) reuniram os deputados da base para apresentar detalhes do novo modelo. Alguns parlamentares reclamaram, ao longo da sessão, que existem erros na proposta, como por exemplo, o tempo da concessão, que estaria duplicado. Caso do coordenador da Frente, o deputado Arilson Chiorato (PT).
(Sonora)
O líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), concorda que a proposta precisa ser aprimorada antes de ser votada, mas comemora os avanços que já foram obtidos a partir da entrada da Assembleia na discussão, ao promover audiências públicas com a sociedade em todo o Paraná: licitação pelo menor preço e garantia de execução das obras no início da concessão.
(Sonora)
O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), explica como será a tramitação da proposta a partir de agora.
(Sonora)
O novo modelo abrange 3.372,8 quilômetros de rodovias, divididos em seis lotes, com um investimento previsto de R$ 43,4 bilhões pela iniciativa privada.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia maisAudiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia maisParaná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais