Notícia Destaque

Deputados são orientados sobre o novo sistema de votações e registro de presenças na Alep

Sistema começou a funcionar nesta semana, facilitando o acesso dos deputados a todos os documentos que servem de base às atividades de Plenário.

Rodrigo Rossi
2 min de leitura
1.017 visualizações
Profissionais de TI dão orientação sobre novo sistema de votações
Profissionais de TI dão orientação sobre novo sistema de votações Foto: Sandro Nascimento/Alep
Entrou em funcionamento nesta semana o novo sistema de votações nas sessões plenárias da Assembleia Legislativa do Paraná. Os parlamentares foram orientados e acompanhados pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) para a utilização dos equipamentos. Além do cadastramento de acesso ao sistema por meio de biometria e senha, o novo módulo possibilita o acesso à íntegra da Ordem do Dia, aos pareceres das comissões técnicas e temáticas, bem como aos requerimentos que serão votados no curso dos trabalhos.

A inscrição e a ordem de oradores também podem ser verificadas pelos monitores instalados nas mesas dos deputados. Há algumas semanas a equipe técnica promoveu diversos testes. Para o coordenador de TI do Legislativo, Marcelo Plata, os equipamentos funcionaram conforme o previsto. “Evidentemente que alguns ajustes sempre poderão aparecer em razão da efetiva utilização do equipamento. Acompanhamos e orientamos os deputados nesta semana e posso dizer que de modo geral o saldo foi positivo, pois eles entenderam perfeitamente a dinâmica do novo sistema”.

Plata destaca que o sistema agora é responsivo, de fácil utilização, não se limitando mais apenas às opções de “sim”, “não” ou “abstenção”. “Antes eram apenas botões. Agora temos módulos de acesso completo, que disponibilizam informações integradas com as diretorias Legislativa e de Apoio ao Plenário, que abastecem o sistema com os dados necessários, com documentos referentes à dinâmica do Plenário”.

Os profissionais ainda continuarão acompanhando e orientando os deputados nas próximas semanas. Além da modernização, da agilidade no processo legislativo e demais atividades de Plenário, a economia de papel é outro ponto positivo alcançado com o novo sistema em funcionamento. “Teremos todos os documentos de forma bem acessível, evitando-se a utilização de papel. Isso é muito bom porque a Administração economiza com papel, disponibilizando acesso ágil e facilitado à informação”.

Compartilhar: