Dr. Antenor chega à Assembleia Legislativa com a experiência de vereador por três mandatos
Médico e ativista cultural, o guarapuavano quer fazer de seu gabinete no parlamento estadual a amplificação das vozes dos povos excluídos do centro paranaense.
Com a experiência da vereança em Guarapuava por três mandatos, o deputado estadual eleito, Dr. Antenor (PT), chega à Assembleia Legislativa do Paraná com a expectativa da construção do poder popular. “Venho de uma formação política abrangente no que diz respeito à participação de nosso povo”, diz o clínico geral que tem a medicina como formação e profissão.
“Quando comecei a militar, mesmo como médico, fui até os grupos de base que estudam política nos bairros de Guarapuava. Levava música, dança e sempre com a população pude construir meus mandatos”, explica. De acordo com ele, o parlamento deve ter a representatividade popular que é ouvida pelos deputados nas ruas.
“A voz da dor, a voz da necessidade, precisamos representar tudo isso. Foi o que construí cotidianamente em minha jornada como médico e também como militante político. Fui vereador três vezes desta forma e é a primeira vez que um deputado de esquerda é eleito pela nossa região”, fala o futuro parlamentar que concorreu à prefeitura de Guarapuava nos três últimos pleitos.
“Nossa região é da agricultura familiar, embora tenha também o agronegócio. Precisamos falar do povo que lá existe, dos posseiros, dos faxinais. Temos o único faxinal comunista da história do Paraná onde se partilha tudo, o Faxinal São Roquinho. Cada família tem 30 alqueires de erva-mate plantada, lugar onde não existe pobreza e fome, com plantação e colheita coletiva”, explica sobre a localidade em Pinhão.
“É uma experiência que o Paraná ainda não conhece, temos quase 240 faxinais em nosso estado, formas diferentes de se utilizar a terra preservando a natureza e falando para o mundo que existem outras maneiras de produzir. Trago em minha formação estas bandeiras que representam a região Centro como um todo, principalmente o povo que ainda não tem voz e está invizibilizado”, diz.
Antenor Gomes de Lima tem 62 anos de idade, é morador de Guarapuava, casado e pai de três filhos. O deputado eleito, que concorreu pela primeira vez a uma vaga na Assembleia Legislativa, é também músico, canta em rodas de samba e se define como “ativista cultural”. Entusiasta do cinema, Dr. Antenor afirma acreditar na arte como política transformadora.
Notícias Relacionadas
Prudentópolis pode se tornar a Capital Paranaense das Cachoeiras
Projeto de lei protocolado pelo Bloco PT-PDT busca reconhecer oficialmente a riqueza natural e o potencial turístico do município.
Leia mais
Para deputados do Bloco PT-PDT, condenação de policial penal é passo fundamental no combate à violência política
Após três dias de julgamento, Jorge Guaranho recebeu pena em regime fechado pelo assassinato do petista em Foz do Iguaçu.
Leia mais
Após reunião com deputados, presidente do TJPR diz que este não é o momento para ações de reintegração de posse
A declaração se deu em resposta à demanda dos deputados estaduais Goura (PDT), Professor Lemos (PT) e Doutor Antenor (PT).
Leia mais
Moacyr Fadel quer trazer para a Assembleia a experiência como prefeito
Quatro vezes chefe do Executivo de Castro, deputado vai trabalhar pelos municípios nas áreas da saúde e educação.
Leia mais