Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná desta segunda-feira (15) o deputado estadual Reichembach (PSD) falou da cultura gaúcha, em especial sobre a Revolução Farroupilha, ocorrida de 1835 a 1845, no Rio Grande do Sul. “Nosso estado foi colonizado por gaúchos e temos essa cultura muito presente. E a Revolução Farroupilha, liderada por Bento Gonçalves, foi uma das principais revoluções separatistas do Brasil, que teve como objetivo a emancipação do Rio Grande do Sul”, disse em seu pronunciamento.
De acordo com o parlamentar, a presença da cultura gaúcha – sobretudo no Sudoeste do Paraná – é fortalecida por eventos como a Semana Farroupilha, celebrada nesta semana em diversos municípios paranaenses, com programações diversas. “É um período de resgate, de reconhecimento, que aflora a cultura gaúcha através dos CTG’s, grupos de danças, grupo de cavaleiros. É uma cultura bonita, com tradição, valores e costumes que envolvem toda a família e movimenta a comunidade”, completa.
Semana Farroupilha em Francisco Beltrão
Em Francisco Beltrão, a 19ª Semana Farroupilha da Integração começa na quarta-feira (17) e segue até domingo, dia 21, no Parque de Exposições Jayme Canet Junior. A organização é da prefeitura municipal, com apoio dos CTG’s Recordando os Pagos, Herdeiros da Tradição e Rancho Crioulo, além do Governo do Estado. “Através do programa Paraná Mais Eventos, do governo Ratinho Junior, contribuímos com um recurso para que a Semana Farroupilha de Beltrão seja ainda melhor e mais completa”, disse o parlamentar.
Na programação gastronômica, além de muito churrasco e chimarrão, terá porco no tacho, arroz carreteiro, vaca atolada e café campeiro. Já na programação cultural, destaque para o show do Baitaca, no sábado, intérprete da música Do Fundo da Grota.