Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Em Sessão Especial, Assembleia Legislativa recebe reivindicações de Maringá e Região

Evento realizado na noite desta quinta-feira (15) marcou a 22ª edição da Assembleia Itinerante.

Sessão Especial ocorreu na noite desta quinta-feira (15).
Sessão Especial ocorreu na noite desta quinta-feira (15). Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta quinta-feira (15), em Maringá, a 22ª edição da Assembleia Itinerante. O projeto de interiorização da Casa de Leis, iniciado em 2023, já coletou mais de 5.000 sugestões e revindicações do povo paranaense. A sessão especial aconteceu no auditório da ExpoIngá e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), afirmou que a Assembleia está mais próxima da população e tem colecionado avanços. “Somos a única Assembleia do Brasil que devolve quase metade do seu orçamento para o Poder Executivo, para o povo do Paraná. É a Assembleia protagonista e parte desse grande momento que vivemos no nosso Estado. Ouvindo a população e avançando”, disse.

A segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), elogiou a Assembleia Itinerante. “A Assembleia Itinerante tem sido muito elogiada por onde passa e é um orgulho fazer parte desse projeto. E isso tem sido reconhecido internacionalmente, pois a Assembleia irá receber um prêmio em Sorbonne, na França”.

O deputado estadual Evandro Araújo (PSD) reforçou a importância do diálogo direto e seu compromisso em buscar atender as demandas recebidas, como a do contorno sul. O deputado Delegado Jacovós (PL), enalteceu as homenagens. “As homenagens são justas, principalmente as das entidades. São pessoas que dedicam a vida pelos outros e trabalham pelo bem comum”, disse.

Já o deputado Arilson Chiorato (PT) destacou a união de forças contrárias na política pensando no bem comum do Paraná. “Estamos aqui para ouvir. Essa atitude significa respeito a cada morador do nosso Estado. Muitas mudanças e avanços já foram conquistados devido a essa união”. O deputado Luis Corti (PSB) elogiou a ExpoIngá e a pujança do agronegócio paranaense, que soma as forças das entidades públicas, privadas e dos agricultores para o Paraná continuar a ser o supermercado do mundo.

A presidente da Câmara de Maringá, Majô Capdboscq, disse que além dos avanços obtidos pela Assembleia Itinerante, ela serve de inspiração. “Nós da Câmara estamos aqui no evento, com um estande, para poder ouvir a população de Maringá. Estamos seguindo esse exemplo para ficarmos mais próximos da população”, disse.

Maria Iraclezia, presidente da Sociedade Rural de Maringá, elogiou a presença da Assembleia na ExpoIngá novamente. “É o fórum democrático para que cada um dos cidadãos, uma oportunidade de ser ouvido”, disse. Ela também destacou a importância dos homenageados, que ajudaram e ajudam a construir uma Maringá melhor.

A ex-governadora Cida Borghetti disse que é muito importante que os representantes estejam presentes. “É uma oportunidade de discutir o futuro do nosso país. Que continuemos nessa esteira do progresso e de desenvolvimento no Paraná”.

Silvio Barros, prefeito de Maringá, agradeceu pela presença da Assembleia em Maringá e o apoio da Casa de Leis em manter Maringá como farol, como referência no Paraná e no Brasil. “Que os deputados concedam as suas emendas como presente de aniversário para Maringá”, brincou.

Participaram também os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD); Marli Paulino (SD); Ricardo Arruda (PL); Artagão de Mattos (PSD); Luiz Fernando Guerra (União); Denian Couto (Podemos); Tercilio Turini (MDB); Goura (PDT); Alexandre Amaro (Republicanos);  Matheus Vermelho (PP); o secretário do Codesul, Orlando Pessuti; os deputados federais Luiz Nishimori e Ricardo Barros; os secretários de governo Rogério Carboni, Santin Roveda e Ulisses Maia.

Homenagens

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), homenageou as seguintes personalidades: Luiz Lourenço, presidente do conselho de administração da Cocamar; o empresário Jefferson Nogaroli; o empresário e agricultor Vicente Romagnole e o empresário Alvaro José Romagnolli.

O deputado Anibelli Neto homenageou o ex-prefeito de Mandaguari, Ari Eduardo Stroher; Dona Edite (Eduvirgem Bekendorf Silva), ex-primeira de Munhoz de Mello; José Benatti, ex-prefeito de Nova Esperança e Milton Muzulon, ex-prefeito de São Jorge do Ivaí; ex-prefeito de Atalaia, Nilson Aparecido Martins.

Já o deputado Arilson Chiorato prestou sua reverência à Associação Maria do Ingá Direitos da Mulher; José Francisco Rosa, presidente do partido dos trabalhadores de Santa Fé; José Jarbas Fardin, professor; Promec (Proteção ao Menor Carente de Sarandi); Rômulo Ceccon, ex-prefeito de Mandaguaçu.

O deputado Delegado Jacovós (PL) honrou a Associação de Mães Especiais Sol da Manhã; a Associação Maringá Apoiando a Recuperação de Vidas (Marev); a Associação Maringaense dos Autistas (Ama); Casa Assistencial Bezerra de Menezes (Cabem); Liga municipal de futebol amador de Maringá - Liga Desportiva de Maringá; Tarcísio José Hillesheim, guarda municipal; Ederson Anselmo (Edinho), gestor e Claudio Coelho Adamuccio, diretor-presidente do Grupo G10 e da Transpanorama Transportes.

Os escolhidos do deputado Denian Couto (Podemos) foram: Alex Santos, ex-atleta da seleção japonesa e proprietário do Galo Maringá; Cezar Couto, empresário; João Carlos Silveira, ex-grão mestre da Grande Loja Paraná; Solange Munhoz, reitora Unicesumar; Tiago Valênciano, cientista político e secretário de cultura de Maringá; Victor Hugo Corrêa, repórter;

Dr. Leonidas (CDN) homenageou o Grupo Feminino de Apoio Cristão (Gfac); Hospital Memorial Uningá; Paulo Henrique Vital, empresário; Unimed Maringá e Universidade Estadual de Maringá.

Já o deputado Evandro Araújo (PSD) escolheu Cacilda Veronesi Jaloto dos Santos, professora; Cristiane Quitéria Lopes Tazinafo, empreendedora social; Dra. Elisabete Mitiko Kobayashi, médica; professor Antônio Augusto Assis.

A primeira vice-presidente da Assembleia, deputada Flavia Francischini (União), dedicou suas homenagens a Alexandre Discioli; Ângelo Lima, médico; Instituto Maringaense de Autismo; José Gomes Ferreira, empresário; Lindolfo Luiz Silva Junior, comunicador; Maria Lígia de Siqueira Ferreira Martins Guedes, jornalista; Nelson Franco Júnior, empresário; Terezinha Beraldo Pereira, presidente do conselho dos direitos das mulheres de Maringá.

O deputado Goura (PDT) homenageou a Associação de Terapia e Harmonia Canábica (Semear); Gislaine Gonçalves, fundadora da casa Mariabás; Leonna Moriale, ativista travesti; Maria Glória Poltronieri Borges (Magó), in memorian, artista e o Vaca Louca Café.

Os escolhidos do deputado Jairo Tamura (PL) foram: Associação Casa Autista de Floresta; Associação Cultural e Esportiva de Maringá; Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos; Centro Universitário Cidade Verde (Unicv); Igreja Evangélica Missionária Só o Senhor É Deus.

Os homenageados pelo deputado Luis Corti (PSB) foram: Claudinei Calori de Souza, ativista político; Douglas Fabrício, prefeito de Campo Mourão; Edenilson Aparecido Miliossi, ex-prefeito de Barbosa Ferraz; Elislaine Silva, ex-vereador de Santa Fé; Paulo Brito, funcionário público.

Luiz Claudio Romanelli (PSD) escolheu as seguintes personalidades: Antonio Ailton Tuna Basso, engenheiro agrônomo; Claudio Antonio de Brito, educador e escritor; Marcos José Consalter de Mello, prefeito de Colorado; Silvio Chaves, empresário e ex-prefeito de Nova Esperança; Thiago Chaves Cabral de Mello, policial militar.

A segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), homenageou o presidente da Faep, Ágide Meneguette; Dom Frei Severino Clasen, arcebispo de Maringá; médico Kemel Jorge Chammas; José Carlos Barbieri, ex-presidente da Associação Comercial de Maringá; Majorie Catherino Capdeboscq, presidente da Câmara de Vereadores de Maringá.

Requião Filho (PT) escolheu Milton Aparecido Martini, advogado líder comunitário, para prestar sua homenagem. Já o deputado Ricardo Arruda (PL) optou por reverenciar quatro pessoas e uma empresa: Gilberto Giampá Scheibel, médico; o médico Guilherme Scheibel; Jessé dos Santos, político de Sarandi; Manoel Luís Bertoli, policial militar e a Trans Apucarana Transportes.

Tercílio Turini (MDB) homenageou Aguinaldo Campigoto, empresário; Consórcio Público Intermunicipal de gestão da Amusep; Fernando Lopes, agricultor; Mario Domingos Figueiredo, agropecuarista; Nelson Peloso, empresário e agricultor e Paulo Aparecido Rissato, ex-vereador de Astorga. Por fim, o deputado Soldado Adriano José (PP) homenageou: Silvana, Ademir Teixeira de Morais; doutor Adriano Perini; Wagner Barreto; Fernando Gonçalves; Dayane Massa e João Garcia. 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação