Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Emoção marca solenidade de entrega de título de Cidadão Honorário do Paraná a Macaris do Livramento

Sessão solene que celebrou a carreira do ex-pugilista foi proposta pelo deputado Thiago Bührer (União), presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa.

Solenidade ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa, na noite desta terça-feira (11).
Solenidade ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa, na noite desta terça-feira (11). Créditos: Orlando Kissner/Alep

Uma das maiores conquistas de sua vida. Foi assim que o ex-pugilista Macaris do Livramento descreveu o título de Cidadão Honorário do Paraná, recebido em solenidade na Assembleia Legislativa do Paraná, na noite desta terça-feira (11). Bastante emocionado, o ex-campeão mundial afirmou que sempre sonhou com esse reconhecimento, proposto pelo deputado Thiago Bührer (União), presidente da Comissão de Esportes da Casa, e aprovado por unanimidade na Casa de Leis.

“Eu acho que é o reconhecimento por tudo aquilo que eu fiz. Vim ao Paraná com 10 anos de idade e posso dizer que aqui fiz história no esporte — com pouca divulgação, muita luta e determinação. Nunca desisti dos meus sonhos nem dos meus objetivos. Tive as minhas conquistas e sempre representei este Estado da melhor maneira. Dei o máximo de mim e sempre sonhei em receber esta homenagem, de ser um cidadão paranaense. Amo Santa Catarina, onde nasci, mas sempre representei o Paraná. Sempre tive o Paraná como a minha casa”, disse, entre muitas lágrimas, o homenageado.

Nascido na cidade de Orleans, em Santa Catarina, em 26 de maio de 1960, Macaris Antunes do Livramento mudou-se para Curitiba ainda na infância. Mas foi apenas aos 26 anos que começou a treinar boxe. Mesmo com esse início considerado tardio na modalidade, o pugilista logo se destacou em competições amadoras e se profissionalizou em 1989.

Até se aposentar, em 2006, aos 46 anos, Macaris disputou 110 lutas, conquistando 105 vitórias — 78 delas por nocaute — e sofrendo apenas cinco derrotas. Ao longo da carreira, foi campeão brasileiro, das Américas e mundial de boxe, título alcançado em 1997.

Exemplo dentro e fora dos ringues

Para o deputado Alexandre Curi (PSB), o título é o reconhecimento a tudo o que Macaris fez pelo Paraná, não apenas no auge de sua carreira no boxe, mas também após pendurar as luvas, graças ao seu projeto social que atende centenas de crianças em São José dos Pinhais.

“Um grande campeão. O Macaris do Livramento é um orgulho para o esporte do Paraná. Tem 110 lutas, 90% delas vencidas. Mas acho que, além de ter sido um dos maiores atletas da história do Estado, um grande boxeador, fora do ringue ele é um exemplo de transformação social, de ajuda ao próximo. Ele tem uma academia em São José dos Pinhais, onde dá aulas de boxe gratuitamente para famílias carentes. Ele não nasceu no Paraná, mas agora, a partir de hoje, é filho do Estado do Paraná, Cidadão Honorário. E eu, como presidente, não podia deixar de estar aqui para prestigiar o Macaris do Livramento”, afirmou.

A importância do homenageado para o esporte e para a sociedade também foi destacada pelo autor da proposta, deputado Thiago Bührer, que lembrou que o pugilista sempre expressou o sonho de ser reconhecido oficialmente como cidadão paranaense.

“Desde que conheci o Macaris — como lutador de boxe, como campeão e como treinador — ele sempre demonstrou essa vontade de ser cidadão paranaense. Ele é de origem catarinense, mas o coração é paranaense. Quando propusemos o título na Assembleia e foi aprovado por todos os colegas, ele ficou muito feliz. Tenho certeza de que esse título representa muito — toda a sua história de luta e dedicação em prol do esporte e da comunidade paranaense”, ressaltou.

Homenagens e presenças

Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo com homenagens de autoridades e ex-atletas ao novo cidadão paranaense. Em mais um momento de grande emoção, Macaris foi homenageado pelo ex-governador Orlando Pessuti; pela prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; pelo vereador de Curitiba Jasson Goulart, que relembrou as várias reportagens que fez com o homenageado; pelos ex-jogadores Alex e Keirrison, que brilharam pelo Coritiba, mas são amigos do atleticano Macaris; e pelo músico Rogério Cordoni, o Elvis Presley curitibano.

Além dos deputados, participaram da solenidade o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, professor Euler; o vereador João da 5 Irmãos, representando a Câmara Municipal de Curitiba; e o vice-prefeito de São José dos Pinhais, delegado Michel.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação