Empresas em débito com o Governo também terão acesso a auxílio emergencial
Depois de receber uma emenda, retornar à CCJ e ser aprovado em 2ª e 3ª discussões e em redação final, na sessão plenária desta quarta-feira (5) da Assembleia Legislativa do Paraná, está finalmente pronto para a sanção do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o projeto de lei que contempla com um auxílio emergencial microempresas e microempreendedores individuais do estado. Um socorro a quem foi mais prejudicado em decorrência da pandemia de Covid-19. O líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), explica que a emenda melhorou a proposta, porque possibilita que todas as empresas, mesmo as que tenham débitos com o Estado, sejam contempladas com o benefício.
(Sonora)
A proposta prevê que micro e pequenas empresas registradas na Receita Estadual até o dia 31 de março receberão R$ 1.000,00 em quatro parcelas por quatro meses. E os microempreendedores Individuais (MEI) receberão R$ 500,00 em duas parcelas. Entre os setores beneficiados, estão os mais atingidos pela pandemia, como restaurantes, lojas de roupas e calçados, do turismo, como as de transporte de passageiros, e de eventos, como teatros, cinemas e entretenimento.
Bakri explica que o auxílio não se trata de um empréstimo do Governo para as empresas, mas de um pacote emergencial de ajuda com recursos na ordem de quase R$ 60 milhões de reais. E que vai beneficiar quase 100 mil empreendedores e empresas (86,7 mil). Sendo cerca de 30 mil, micro e pequenas empresas, que faturaram até R$ 360 mil durante o ano de 2020 e 54 mil microempreendedores.
O líder do Governo também ressalta que, assim que o governador sancionar o projeto, os recursos estarão disponíveis para a utilização.
(Sonora)
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia maisAudiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia maisParaná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais