NOTÍCIA
Notícia
Estatuto da Pessoa com Deficiência começa a ser debatido em Plenário na segunda-feira (1º)
10h53
por Nádia Fontana
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049
2 min de leitura
5.328 visualizações
O projeto de lei nº 335/14, que trata do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná, começa a ser debatido e votado em Plenário na sessão de segunda-feira (1º) da Assembleia Legislativa. De autoria do Poder Executivo, o projeto é mais um passo do Governo do Estado para a promoção da inclusão social e da cidadania plena, efetiva e participativa dos portadores de deficiência.
Na apresentação da proposição o governador Beto Richa explica que o documento define orientações normativas com o objetivo de assegurar, promover e proteger o exercício pleno e em condições de equidade de todos os direitos humanos e fundamentais das pessoas com deficiência. O projeto conta com um total de 264 artigos. A maioria deles resultou de sugestões apresentadas durante audiências públicas realizadas em diversas cidades, entre elas Curitiba, Londrina, Maringá e Palmas, bem como de consulta pública feita pela internet. As sugestões foram, posteriormente, apreciadas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Saúde – Além deste projeto estão relacionadas na pauta – a Ordem do Dia – mais 13 proposições. Uma delas é a que assegura a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 52.208.181,00, ao vigente orçamento da Secretaria de Estado da Saúde. O projeto, de nº 466/14, é do Poder Executivo. A matéria está em segunda discussão.
A pauta traz ainda, em redação final, diversos projetos que têm o objetivo de revogar ou regularizar leis que concederam título de utilidade pública a diferentes entidades paranaenses. A iniciativa dá sequência ao trabalho iniciado por uma comissão parlamentar especial constituída ainda no ano passado, com a revisão de todas as leis que desde 1950 atestaram a condição de instituições de utilidade pública no Paraná. Também serão votadas, em redação final, proposições do Poder Executivo autorizando o próprio Governo a estadualizar e desafetar segmentos rodoviários localizados em diferentes municípios.
Na apresentação da proposição o governador Beto Richa explica que o documento define orientações normativas com o objetivo de assegurar, promover e proteger o exercício pleno e em condições de equidade de todos os direitos humanos e fundamentais das pessoas com deficiência. O projeto conta com um total de 264 artigos. A maioria deles resultou de sugestões apresentadas durante audiências públicas realizadas em diversas cidades, entre elas Curitiba, Londrina, Maringá e Palmas, bem como de consulta pública feita pela internet. As sugestões foram, posteriormente, apreciadas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Saúde – Além deste projeto estão relacionadas na pauta – a Ordem do Dia – mais 13 proposições. Uma delas é a que assegura a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 52.208.181,00, ao vigente orçamento da Secretaria de Estado da Saúde. O projeto, de nº 466/14, é do Poder Executivo. A matéria está em segunda discussão.
A pauta traz ainda, em redação final, diversos projetos que têm o objetivo de revogar ou regularizar leis que concederam título de utilidade pública a diferentes entidades paranaenses. A iniciativa dá sequência ao trabalho iniciado por uma comissão parlamentar especial constituída ainda no ano passado, com a revisão de todas as leis que desde 1950 atestaram a condição de instituições de utilidade pública no Paraná. Também serão votadas, em redação final, proposições do Poder Executivo autorizando o próprio Governo a estadualizar e desafetar segmentos rodoviários localizados em diferentes municípios.
Notícias Relacionadas
09:04
Deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) alerta para baixa adesão à vacina da gripe
Parlamentar lembra que a imunização reduz casos graves e a necessidade de internações, que impactam os sistemas de saúde. "Não acredite em negacionistas", diz.
Leia mais
14:35
Treinamento sobre Manobra de Heimlich reforça importância do atendimento rápido em casos de engasgo
Profissionais do SAMU capacitaram servidores e colaboradores da Assembleia Legislativa em técnicas de primeiros socorros.
Leia mais
11:39
Projeto de lei propõe Dia Estadual da Saúde Bucal do Bebê e homenageia criador da Bebê Clínica da UEL
Texto foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Tercilio Turini (MDB).
Leia mais
11:47
Audiência Pública online reúne especialistas para debater saúde trans, combate à LGBTIfobia e políticas inclusivas no Paraná
Iniciativa foi da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia, presidida pelo deputado Professor Lemos (PT).
Leia mais