Os ex-governadores do Paraná, Roberto Requião e Cida Borghetti, participaram nesta quinta-feira (24) da 6ª Legislatura do Parlamento Universitário, iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná. Os políticos conversaram com os deputados universitários sobre suas trajetórias, os desafios da gestão pública e outros temas ligados à política.
Durante sua participação, a ex-governadora Cida Borghetti destacou a importância do Parlamento Universitário para o futuro da política no estado. “É uma alegria e uma honra muito grande estar neste plenário, que representa a Casa do Povo paranaense. Encontro aqui jovens comprometidos com o bem público e que podem despertar o interesse em colaborar com a vida pública”, afirmou. Ela também aproveitou a oportunidade para parabenizar a Mesa Executiva do Parlamento.
Cida Borghetti ressaltou ainda o papel da política como ferramenta de transformação social. “Muitas pessoas dizem que não gostam de política, mas o mundo é politizado. É fundamental entender a importância da boa política, do diálogo, da diplomacia”, declarou. Ela lembrou que, quando ocupava a Quarta-Secretaria da Assembleia, iniciou os trâmites para a criação da Escola do Legislativo, visitando modelos em outros estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e São Paulo. “Foi um sonho muito sonhado e hoje é uma realidade. Parabéns a todos que fazem parte dessa conquista”, completou.
Trajetória
À tarde, o ex-governador Roberto Requião também se reuniu com os parlamentares universitários. Ele elogiou a iniciativa da Assembleia. “Acho maravilhoso, especialmente para eles, que escutaram algumas verdades sobre como realmente se dá a relação do governador com o processo eleitoral, com o exercício do poder e com a gestão pública. Quero que saibam como é na prática esse processo todo”, disse.
Durante a conversa, Requião relembrou impasses e conquistas de sua gestão à frente do Estado, além de sua trajetória no Senado Federal. Comentou também as dificuldades enfrentadas por novos nomes na política, os debates em torno do pedágio no Paraná, a relação entre os poderes e a ausência de um projeto de governo que vá além dos interesses partidários.
“O discurso muitas vezes não corresponde à prática na política. Vemos contradições, como grupos que dizem defender o patriotismo, mas promovem a venda de estatais. Falta definir o que o Brasil quer. Estamos alicerçados no famoso tripé da meta de inflação, superávit primário e câmbio flutuante. Não há país que funcione com um modelo em que o dinheiro rende mais no banco do que em qualquer empreendimento real. Quem vai correr esse risco?”, refletiu.
PARLAMENTO UNIVERSITÁRIO - PALESTRA COM A EX-GOVERNADORA CIDA BORGHETTI
Carregando fotos...