Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Frente Parlamentar Ambientalista do Paraná debate crise hídrica no estado

Frente Parlamentar Ambientalista do Paraná debate crise hídrica no estado
Frente Parlamentar Ambientalista do Paraná debate crise hídrica no estado Créditos: Rafael Bertelli

A Frente Parlamentar Ambientalista do Paraná promove, nesta terça-feira (24), a partir das 19 horas, de forma on-line, debate sobre a crise hídrica que assola o estado, com mais gravidade a Região Metropolitana de Curitiba, que enfrenta racionamento na distribuição de água.

“Esta situação de crise hídrica que o Paraná enfrenta tem suas causas já explicadas por pesquisadores e ambientalistas. Neste debate, pretendemos conversar sobre como enfrentar e superar este problema que aflige milhões de paranaenses”, informou o deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná.

Goura é o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Paraná, que foi lançada no final de junho e é formada por parlamentares municipais, organizações e movimentos sociais, universidades, movimentos ambientais, pesquisadores de órgãos públicos e da sociedade civil.

A Frente Paraná se inspira no trabalho da Frente Parlamentar Ambientalista Nacional do Congresso nacional. “Nosso objetivo é fiscalizar e defender políticas públicas de preservação ambiental no estado. Como é o caso desta crise hídrica, que precisa de ações urgentes”, disse.

Enfrentar a crise hídrica - Segundo Goura, já é consenso entre as autoridades públicas, pesquisadores, ambientalistas e cidadãos que é preciso enfrentar o problema da falta de água e trabalhar para que os efeitos negativos da estiagem prolongada sejam minimizados.

No debate serão apresentados dados e fatos da crise climática no Brasil e no Paraná e o diagnóstico socioambiental sobre a crise hídrica no Paraná. “Queremos fortalecer ações municipais e debater propostas de políticas públicas de superação desta crise hídrica que assola o estado”.

“Vamos construir uma proposta de uma articulação estadual tendo como principal estratégia a segurança hídrica, com foco na conservação ambiental e no combate aos retrocessos ambientais”, destacou Goura.

Participantes - Participam do debate o diretor de meio ambiente e ação social da Sanepar, Julio Gonchorosky; o professor Francisco Mendonça, titular da UFPR e um dos coordenadores do LaboClima/UFPR; Malu Ribeiro, diretora de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica; a vereadora de Maringá, Ana Lucia Rodrigues (PDT); o vereador de Colombo Anderson Prego (PT); a vereadora de Cascavel, Liliam Borges Porto (PT); o vereador de Guaratuba, Fabiano da Caieiras (PSD) e o vereador de Curitiba, Marcos Vieira (PDT).

O debate será transmitido ao vivo através link: www.youtube.com/Goura

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação