Frente Parlamentar do Pedágio condena o aumento de 30 % da Ecocataratas.
Os deputados que integram A Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da Assembeia Legislativa do Paraná, protestam contra o aumento de 30% nas tarifas de pedágio nos 387 quilômetros da rodovia BR-277 explorados pela Ecocataratas, a partir dessa sexta-feira (18). As praças de pedágio da concessionária estão instaladas mas cidades de São Miguel do Iguaçu, Céu Azul, Cascavel, Laranjeiras do Sul e Candói.
Em tempos de normalidade já seria um abuso, e num estado de calamidade pública em razão dos efeitos sociais, sanitários e econômicos causados pela pandemia do coronavírus é inadmissível o aumento e 30%.
Competência - É de conhecimento amplo que a cessão das rodovias federais ao Governo do Estado em 1996 trouxe enormes prejuízos econômicos, sociais e logísticos ao Estado pela forma de contratação e administração utilizadas e também pela organização jurídica do contrato.
A competência jurídica para tratar dos contratos é federal, fazendo com que o povo paranaense e seus representantes políticos, tivessem seu poder de atuação diminuído sensivelmente. No entanto, cabe a nós representantes do povo procurarmos medidas no ambiente político, judicial e moral.
Reajuste - O reajuste foi causado pelo término do "desconto" temporário definido no acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF), que, aliás, não teve o consentimento da Assembleia e do Governo Estadual.
Entretanto, os lucros bilionários dos atuais contratos ao longo das últimas duas décadas evidenciam a necessidade da redução dos atuais valores ou no máximo a manutenção das tarifas.
Reajustes obscenos como este na BR-277 não podem ser naturalizados. A Frente Parlamentar cobra que a concessionária reveja este aumento, pois equivocadamente comemora a meta de R$ 120 milhões de compensação tarifária em "benefício dos usuários" e que "cumpre mais uma obrigação do acordo de leniência", mas omite os milhões de reais lesados dos usuários e da economia.
Tampouco cita os problemas nas obras que já deviam ter sido realizadas e estarem à disposição dos usuários.
O acordo de leniência serviu na verdade como um salvo conduto para que as concessionárias possam participar de novas licitações
Novo modelo - A Frente Parlamentar reforça que as futuras concessões de pedágio dependem de um novo modelo que inclua: autorização legislativa estadual para decisões sobre o pedágio, licitação pelo menor preço da tarifa, consulta à população antes da inclusão de trechos e forte controle social na execução dos contratos.
As (os) Deputadas (os) da Frente sobre o Pedágio no Paraná não se curvam às imposições, contratos fraudulentos e decisões injustificadas que conduziram a concessão de rodovias à atual situação.
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná será protagonista na defesa da gestão eficiente das rodovias paranaenses, e exercerá seus papeis de fiscalização e proposição.
Para o próximo ano, por iniciativa própria, promoverá audiências públicas descentralizadas, consulta à população e às autoridades locais, cobrará as obras e a tarifa correta dos atuais contratos, e, principalmente, promoverá todas as medidas necessárias para que, se necessário, novas concessão de rodovias deixem de ser barreira e passem a ser o caminho para o desenvolvimento econômico e social justo.
Notícias Relacionadas
Frente Parlamentar de Apoio à Piscicultura é instalada na Assembleia Legislativa do Paraná
Colegiado coordenado pelo deputado Ricardo Arruda (PL) reúne produtores e representantes do setor para debater demandas da cadeia produtiva e fortalecer a atividade no estado.
Leia maisFrente Parlamentar da Nefrologia inicia os trabalhos na Assembleia Legislativa
Coordenada pela deputada Cristina Silvestri (PP), a frente busca aprimorar o atendimento aos pacientes com doenças renais no Paraná.
Leia maisAssembleia Legislativa instala Frente Parlamentar em Defesa da Psicologia
Coordenada pelo deputado Requião Filho (PDT), frente pretende ampliar acesso ao atendimento psicológico em todo o Paraná.
Leia mais
Assembleia lança Frente Parlamentar da Nefrologia na próxima terça-feira (26)
O objetivo do grupo é ampliar o debate sobre a saúde renal e discutir iniciativas voltadas à prevenção e ao diagnóstico.
Leia mais