Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais realiza audiência pública em Maringá

22/09/2017 14h54 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Audiência Pública em Maringa da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais.

Audiência Pública em Maringa da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais.Créditos: Ricardo da Guia Rosa

Audiência Pública em Maringa da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais.

Mais uma movimentada audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais foi realizada na manhã desta sexta-feira (22) em Maringá, com a participação de centenas de professores, estudantes e funcionários da UEM, que lotaram o Plenário da Câmara Municipal. O deputado estadual Tercilio Turini (PPS), presidente da Frente, ressaltou a importância de envolver toda sociedade no movimento. “As universidades estaduais são um dos principais patrimônios do Paraná, mas infelizmente não recebem o tratamento que merecem. No momento, vivem a pior crise de sua história porque o Governo do Estado, que deveria proteger, amparar e defender, prefere atacar para tentar colocar a população contra as universidades”, afirmou.

Segundo Turini, há uma clara disposição de provocar o desmonte das sete universidades estaduais, com a limitação da autonomia universitária e o controle administrativo, financeiro e inclusive de diretrizes acadêmicas. “Até na produção científica e pesquisas o governo quer interferir, além de reduzir investimento, bloquear recursos de custeio e não permitir a reposição de professores e agentes universitários”, acrescentou.

Investir em pesquisa – O deputado Requião Filho (PMDB), também presente na audiência, destacou que universidade pública é política de Estado e que é preciso investir mais em pesquisa. “Eles querem o controle, mas não conseguem entender que uma pesquisa leva muitas vezes mais do que quatro ou oito anos. Não pode uma pesquisa ser interrompida se um político passageiro gosta mais de agronomia ou de arquitetura. As universidades públicas são a garantia de que o filho do agricultor possa virar engenheiro agrônomo. Que a filha da costureira possa, se quiser, se formar em moda. As universidades e o ensino público são a garantia de um futuro melhor e de um país melhor para todos. Eles morrem de medo desse crescimento social e econômico. Uma população com um bom salário, com uma boa educação fica mais difícil enganar no horário eleitoral”.

A Frente Parlamentar já realizou audiências em Curitiba, Cascavel e Ponta Grossa. Em Maringá participaram também os deputados estaduais Evandro Araújo (PSC) e Tadeu Veneri (PT), o prefeito Ulisses Maia, o deputado federal Enio Verri (PT), vereadores, representantes da OAB e outras entidades, o reitor Mauro Baesso, dirigentes sindicais e dezenas de lideranças da comunidade.

As próximas reuniões públicas devem ser programadas para Londrina, Guarapuava e no Norte Pioneiro.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação