HC da UFPR homenageia deputada Márcia Huçulak (PSD) pelo trabalho durante da pandemia de covid-19
A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) foi homenageada nesta segunda-feira (27/03) pelo Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo seu trabalho durante a pandemia de covid-19.
Como secretária municipal de Saúde da capital, cargo que ocupou entre 2017 e 2022, Márcia liderou as ações contra covid-19 em Curitiba.
“A pandemia representou a maior provação dos sistemas de saúde em todo o mundo”, disse Márcia. “Aqui em Curitiba, graças ao trabalho de contou com uma parceria muito forte – como o HC é um dos grandes exemplos – conseguimos atender a todos os que precisaram todos”.
A homenagem, realizada na data em que se completam três anos do primeiro caso tratado no HC, foi concedida a profissionais e parceiros de diversas áreas, tanto no setor de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, residentes, professores, pesquisadores), como administrativo e operacional (logística, engenharia, gestão de pessoas, desenvolvimento de tecnologia, hotelaria hospitalar, entre outros).
Os profissionais contribuíram para que o HC pudesse fazer as adaptações necessárias à pandemia, causada por uma doença nova, cujas informações foram sendo descobertas ao mesmo tempo em que era necessário dar a atenção necessária aos infectados.
De acordo com os organizadores, a homenagem a Márcia se deve ao suporte prestado ao hospital e à toda coordenação do combate à pandemia na cidade.
A superintendente do complexo HC, Claudete Reggiani, destacou a importância do trabalho cooperativo durante a pandemia. “Houve direcionamento importante do estado e município no contingenciamento dos processos, recursos, equipamentos de saúde para o enfrentamento da pandemia”, apresentou.
HC
O HC é o maior hospital público do Paraná, com 100% do atendimento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O complexo faz em média 100 mil consultas por mês, além de 2.500 internações e 1.000 cirurgias. São cerca de 4.000 funcionários, 300 professores de medicina e 500 residentes na área de saúde.
Notícias Relacionadas
Antonio Carlos Valezi, referência em cirurgia bariátrica, recebe título de Cidadão Honorário do Paraná na próxima quinta-feira (25)
Médico e professor da UEL é reconhecido por sua atuação na área da cirurgia digestiva e pela formação de novos especialistas.
Leia maisAssembleia Legislativa reconhece trajetória de quatro décadas do geólogo Everton Souza a serviço do Paraná
Proposta por Hussein Bakri (PSD), a homenagem destaca a contribuição do secretário de Estado do De-senvolvimento Sustentável para a economia e o meio ambiente.
Leia maisAssembleia homenageia geólogo Everton Souza pelos 40 anos de serviços prestados ao Paraná
Proposta pelo líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), homenagem ao atual secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável ocorre na próxima segunda-feira (15).
Leia maisAssembleia Legislativa aprova homenagem a Darcy Ioris em viaduto de Palotina
De autoria do deputado Marcio Pacheco (Republicanos), PL nº 261/2026 foi aprovado em turno único.
Leia mais