O deputado Hussein Bakri (PSD) homenageou, nesta segunda-feira (22), os soldados Delmir Notte e Walter Viana da Silva por salvarem do afogamento seis banhistas – uma delas gestante – no Litoral do Paraná. “Os dois soldados arriscaram a própria vida para salvar todas essas pessoas. Graças a Deus e à atuação ágil deles, o que poderia ser uma tragédia terminou com uma história de bravura, que serve de exemplo e inspiração para todos nós”, afirmou Bakri.
O voto de congratulações aos policiais do 9º Batalhão da PM, de Paranaguá, foi aprovado por unanimidade pelos deputados na sessão desta segunda-feira (22) na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O ato de heroísmo dos dois policiais militares ocorreu no último fim de semana, no Balneário Albatroz, em Matinhos. Os dois PMs faziam patrulhamento na Avenida Beira Mar de Matinhos na tarde de sábado (20), quando uma senhora os abordou na viatura relatando o afogamento de um grupo de pessoas. Como não havia guarda-vidas do Corpo de Bombeiros por perto, ambos retiraram a farda e os equipamentos e entraram na água por conta própria.
Com a ajuda de surfistas, eles conseguiram apoiar os banhistas – todos de Curitiba e com idades entre 12 e 21 anos – nas pranchas, até a chegada das motos aquáticas para o resgate. Uma adolescente, porém, estava desmaiada e foi levada até a areia deitada em uma das pranchas. Na praia, ela recebeu massagem cardíaca do Soldado Delmir, recobrando os sentidos. Os seis banhistas e os dois soldados da PM foram encaminhados ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, por terem ingerido muita água e estarem exaustos fisicamente. Após algum tempo em observação, todos foram liberados.