Indústria e Comércio aprova reserva de 5% de vagas em restaurantes a idosos, gestantes e deficientes

21/06/2017 16h26 | por Trajano Budola
Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda 21/06/2017

Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda 21/06/2017Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda 21/06/2017

A Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, presidida na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelo deputado Marcio Pauliki (PDT), aprovou em reunião realizada nesta quarta-feira (21) a reserva de 5% de vagas para idosos, gestantes e deficientes em restaurantes, lanchonetes e praças de alimentação de shopping centers do Paraná. O projeto de lei nº 441/2015, do deputado Nereu Moura (PMDB), contempla qualquer estabelecimento gastronômico no Paraná e prevê a mesma garantia que já é dada nos casos de vagas especiais nos estacionamentos, por exemplo.

O projeto de lei 486/2016, da deputada Cristina Silvestri (PPS), recebeu parecer contrário do relator Marcio Pauliki. Este parecer recebeu pedido de vista do deputado Elio Rusch (DEM), pelo que o projeto teve sua votação adiada na comissão. A iniciativa obriga o descarte adequado do óleo vegetal usado por bares, lanchonetes e restaurantes, com seu envio para os fabricantes ou encaminhamento a Organizações Não Governamentais (ONGs) cadastradas por órgãos ambientais. De acordo com Pauliki, a questão deve ser resolvida por campanhas de conscientização promovidas pelo Governo do Estado, por exemplo. O parlamentar alega que o projeto gera prejuízos aos empresários paranaenses.

Aprovados – Também foram aprovados o projeto de lei nº 857/2015, dos deputados Rasca Rodrigues (PV) e Anibelli Neto (PMDB), que regulamenta a atividade de turismo rural como atividade rural na Rota dos Tropeiros; o projeto de lei nº 225/2016, também de Rasca Rodrigues, que regula a criação, manejo, transporte e comércio de abelhas nativas e produtos delas, como o mel, no estado; e a inclusão de artigo que altera a Lei nº 16.348/2009, sobre remissão de débitos das companhias de desenvolvimento municipais, conforme projeto de lei nº 57/2017, proposto pelos deputados Alexandre Curi (PSB) e Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Ao final da reunião a comissão deliberou ainda sobre a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora do Campo e da Cidade, proposta pelo deputado Anibelli Neto (PMDB). Participaram da reunião os deputados Paulo Litro (PSDB), Elio Rusch, Anibelli Neto, Ney Leprevost (PSD), além do presidente, Marcio Pauliki.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação