Lei garante desvio das linhas férreas dos centros urbanos no Paraná
Proposta aprovada na Assembleia Legislativa beneficiará todas as regiões metropolitanas com a retirada dos trens de carga nas próximas concessões ferroviárias.
Um longo transtorno para muitas cidades paranaenses está perto do fim. O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou o projeto de lei, aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná, que prevê o desvio das linhas férreas dos centros urbanos no Paraná nos próximos contratos de concessão, beneficiando todas as regiões metropolitanas do estado.
“Os trilhos são uma cicatriz, um problema crônico em vários municípios. Debatemos muito e chegamos a um projeto consistente com um impacto positivo a longo prazo. Sempre se falou desta questão. Mas, enfim, conseguimos uma alternativa viável que trará mais modernidade ao estado e vai proteger as pessoas”, afirmou o deputado Delegado Francischini (PSL), que assina a agora lei 20.650/2021 com os deputados Delegado Jacovós (PL), Marcio Pacheco (PDT), Evandro Araújo (PSC) e Michele Caputo (PSDB).
A medida define que, na renovação das concessões, seja previsto um novo traçado para os trens de carga, contribuindo com a logística nos grandes centros além de amenizar dados preocupantes.
Só em 2019 foram 146 acidentes com trens – incluindo colisões e atropelamentos no Paraná. Em 2020, mesmo em plena pandemia, as ocorrências cresceram para 167 registros.
As linhas já existentes podem ser ocupadas por outros modais de transporte, como os veículos leves sobre trilhos, auxiliando também no trânsito da cidade. E ainda a reurbanização, com áreas para lazer e espaços culturais.
Notícias Relacionadas
Assembleia aprova projeto que denomina Viaduto da PUC, em Londrina, como Papa Francisco e proposta segue para sanção
Leia mais
Paraná institui Rota Religiosa dos Santuários de Schoenstatt e fortalece turismo da fé
Lei proposta pelos deputados Maria Victoria (PP) e Evandro Araújo (PSD) foi sancionada pelo governador Ratinho Júnior (PSD).
Leia mais
Assembleia Legislativa debate formas de combater a violência em competições esportivas infantojuvenis
Audiência pública proposta pelo deputado Evandro Araújo (PSD) discutiu propostas para aprimorar projeto de lei em tramitação.
Leia mais
Assembleia Legislativa debate medidas de combate à violência em competições esportivas infantojuvenis no Paraná
Audiência pública é proposta pelo deputado Evandro Araújo (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência (Cria).
Leia mais