Mais de 20 pessoas que se destacam pela atuação em defesa dos direitos e contra a discriminação dos negros em Londrina e no Paraná foram homenageadas na última sexta-feira (17), na Biblioteca Municipal, na comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra – celebrado em 20 de novembro. Por proposição do deputado estadual Tercilio Turini (PPS), homens e mulheres receberam diploma de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná. “É um reconhecimento e uma gratidão pelo que fazem em suas profissões e também pela luta histórica e diária em defesa dos direitos dos negros”, afirmou o deputado.
Os homenageados foram: Aldo Moraes, Angela Maria de Souza, Antonio Carlos de Souza Ferreira – Tico da Escola de Samba, Cristiane Freitas, Darlene Barboza Kopinski, Edimara Alves, Edmundo Silva Novais, Emani José dos Santos, Idalto José Mujimo de Almeida, Joaquim Braga, Mãe Omin, Maria Eugênia de Almeida, Maria José Barbosa – Mazé, Maria Nilza da Silva, Oscar do Nascimento, Osmar Novaes da Silva, Sandra Mara Aguilera, Sandra Regina da Rocha, Sebastião Ramos dos Santos Neto, Tadeu Fernandes Lima Junior – Carão, Teresa Mendes de Souza, Tito Valle e Valdenir Nogueira.
Os nomes foram sugeridos pela diretoria do IMECAB – Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-Brasileira. A entidade recebeu título de utilidade pública estadual, aprovado em lei do deputado Tercilio Turini.