Livro sobre a história da Polícia Militar do Paraná será lançado no Espaço Cultural da Assembleia
O livro “Polícia Militar do Paraná – Origem e Evolução – 1854-1917 – Vol. I” de autoria de Valter Ribeiro da Silva e Daniel Gonçalves Conde, será lançado em 3 de agosto de 2023 no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná.
Baseada em criteriosa pesquisa histórico-documental em acervos, a publicação consiste em uma releitura da trajetória da instituição desde os seus primórdios na época provincial. Abrange uma análise dos sistemas policiais ocidentais que influenciaram a criação da PMPR, o primeiro estatuto, efetivo, treinamento, fardamento, armamentos, técnicas, remuneração e a estrutura da Corporação. Esses elementos são contextualizados com dados, fatos e personagens históricos, combinados a registros, testemunhos e ilustrações da época, formando uma linha do tempo.
“Um dos objetivos da obra é esclarecer a origem da Polícia Militar do Paraná, que tem sua gênese na gendarmeria francesa, bem como mostrar a sua evolução desde os seus primeiros destacamentos”, afirma o autor Valter Ribeiro da Silva. O leitor saberá, por exemplo, que a Polícia Militar foi a primeira instituição criada no Paraná, com a edição da Lei nº 7 de 10 de agosto de 1854. “Todas as afirmações estão apoiadas em fontes de consulta qualificadas e arquivos históricos relevantes, como relatórios oficiais, livros, jornais de época, artigos científicos, registros fotográficos antigos, entre outros”, observa o autor Daniel Gonçalves Conde.
As leis aprovadas pelos deputados estaduais foram fontes basilares para a pesquisa. Também foram consultados os relatórios apresentados à Assembleia Legislativa pelos presidentes e governadores da Província por ocasião da abertura das sessões legislativas. Constam no livro alguns trechos de debates entre os parlamentares estaduais, especialmente no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Força Policial.
História do Paraná
Prefaciado pelo presidente da Associação dos Oficiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (Assofepar), Coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, o livro contém farto material para historiadores e pesquisadores. Situa a evolução da Polícia Militar no contexto da emancipação política do Paraná e do período provincial. Além disso, trata dos primeiros símbolos do Estado, como a bandeira e o brasão, que datam de 1892 e 1902, respectivamente. A história da PMPR terá continuidade no segundo volume, que abrangerá o período de 1918 até a atualidade.
Autores
Os autores são oficiais da Polícia Militar do Paraná. O Major Valter Ribeiro da Silva integra a PMPR há 26 anos. É graduado em segurança pública pela Academia Policial Militar do Guatupê (1999), bacharel em direito e pós-graduado em gestão pública. Fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em nível de mestrado profissional (2019). Foi comandante da 2ª CIA do 12º Batalhão de Polícia Militar e subcomandante deste, bem como serviu na Assessoria Militar do Tribunal de Justiça do Paraná e na Corregedoria da PMPR. Atualmente é chefe da Consultoria Jurídica da Corporação.
O 1º Tenente Daniel Gonçalves Conde é graduado em segurança pública pela Academia Policial Militar do Guatupê (2016) onde é instrutor. É bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pós-graduado em gestão pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Serviu no 15º Batalhão de Polícia Militar. Atualmente é comandante das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) do 12º Batalhão de Polícia Militar.
Serviço
Lançamento do livro “Polícia Militar do Paraná – Origem e Evolução – 1854-1917 – Vol. I”
DATA: 3/8/2023
HORÁRIO: 18 h às 21 h
LOCAL: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná - Praça Nossa Senhora de Salete – Centro Cívico
PREÇO: R$ 69,00
Instagram: @pmpr_origem.evolucao
Notícias Relacionadas
Lideranças políticas prestigiam lançamento do livro de ex-ministro Borges da Silveira na Assembleia
A solenidade contou com sessão de autógrafo da obra “Bastidores da Política Paranaense”.
Leia mais
Livro sobre a audiência no Processo Administrativo Disciplinar é lançado na Assembleia
A obra é resultado da pesquisa desenvolvida na conclusão do curso de Direito da autora Liliane Pinheiro da Luz Schlindwein.
Leia mais
Escritora Josiane Ritta lança, na Assembleia Legislativa, livro contando histórias reais e biografias inspiradoras
Para a escritora “Histórias que Inspiram” é um livro feito com a participação de vários autores onde o mais importante não é escrever, mas ser transformado enquanto se escreve
Leia mais
Exposição no Espaço Cultural saúda os 35 anos da criação do Parque Nacional do Superagui
A mostra, proposta pelo deputado Goura (PDT), contém 20 imagens, que mostraram aspectos culturais das comunidades tradicionais, paisagens, flora e fauna do Parque Nacional.
Leia mais