Mais segurança para motoristas, pedestres e ciclistas, prevê projeto
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em primeira discussão na sessão plenária desta segunda-feira (27) uma proposta que institui no Paraná a Campanha Visão Zero. Inspirada em um modelo sueco, a proposta tem o objetivo de zerar o número de mortos e feridos graves no trânsito. De acordo com o texto, a preservação da vida é a principal prioridade da campanha. O projeto tramita na forma de um substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O texto é de autoria dos deputados Goura (PDT), Requião Filho (PT), Professor Lemos (PT), Arilson Chiorato (PT), Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSDB), Cristina Silvestri (PSDB), e dos ex-deputados Nelson Luersen (União) e Reichembach (PSD). Com a proposta, os deputados querem reduzir ao máximo as mortes evitáveis no trânsito, garantindo segurança às pessoas em seus deslocamentos. Para isso, o objetivo é a criação de um sistema viário sustentável, com equidade no uso dos espaços públicos de circulação nas ruas, além de permitir a acessibilidade para todos. O deputado Goura explica que uma das medidas seria, por exemplo, criar áreas calmas no interior, como já ocorre na capital e também capacitar motoristas para respeitar pedestres e ciclistas. Ele conta ainda o que o motivou a apresentar a proposta.
(Sonora)
Para a execução da medida, o Poder Público poderá ainda adotar campanhas permanentes de educação no trânsito, monitorar e identificar o perfil de circulação e acidentes, capacitar gestores públicos incentivar a ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação voltadas às boas práticas de planejamento viário, além de formular cronogramas de curto, médio e longo prazo para a implantação gradual de projetos alinhados com a campanha Visão Zero.
A medida é baseada em um projeto sueco criado de 1997 que considera inaceitáveis as mortes prematuras no trânsito. A iniciativa conseguiu transformar o trânsito no país em um dos mais seguros do mundo, servindo de exemplo para diversos outros.
Notícias Relacionadas
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia maisAssembleia aprova projeto que reconhece as Tortas de Carambeí como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
A proposta, assinada pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), tem como objetivo preservar e valorizar um dos mais importantes símbolos da cultura e da gastronomia paranaense.
Leia maisDeputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) conclama união do Paraná para viabilizar novo contorno ferroviário de Curitiba
Para a parlamentar, obra na capital precisa ser incluída entre as obrigatórias da ANTT na concessão da Malha Sul, que será licitada em 2027.
Leia maisPlenário aprova reconhecimento do pinhão como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
Projeto de autoria do deputado Gilberto Ribeiro (PL) foi votado nesta segunda-feira (22) e valoriza tradição que atravessa gerações no Estado
Leia mais