Monitoramento virtual de obras públicas por câmeras avança no Plenário
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em terceira votação na sessão plenária desta terça-feira (10) um projeto de lei do Poder Executivo para aumentar a fiscalização sobre as obras tocadas pelo Estado.
Com um substitutivo apresentado pela deputada Mabel Canto (PSC) e pelo deputado Homero Marchese (PROS), a proposta é que as obras de R$ 20 milhões ou mais sejam monitoradas por câmeras com transmissão direta via internet.
A medida se aplicará às empreitadas custeadas total ou parcialmente com recursos públicos diretos ou indiretos. De acordo com o deputado Homero Marchese, o projeto traz outras inovações em transparência.
SONORA HOMERO MARCHESE
A deputada Mabel canto explica que o monitoramento dá aos paranaenses a possibilidade de cobrar a aplicação correta dos recursos públicos na infraestrutura proposta pelo Governo do Estado.
SONORA MABEL CANTO
- Nesta terça-feira foi aprovado também, em primeira discussão, o projeto de lei do deputado Evandro Araújo (PSC) que proíbe a cobrança das mensalidades de planos de telefonia celular quando comprovado pelo consumidor que seu aparelho foi roubado ou furtado.
A justificativa do deputado para a proposta é de que 50% dos roubos praticados em todo país é de aparelhos celulares e este número poderia ser ainda maior, já que a maioria das vítimas nem relata as concorrências à polícia.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia maisAudiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia maisParaná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais