Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Mudança de conceito da atual gestão da Assembleia assegura tratamento institucional aos prefeitos

Rossoni e Plauto recebem prefeitos eleitos e lideranças no Gabinete da Presidência montado no "Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2013/2016".
Rossoni e Plauto recebem prefeitos eleitos e lideranças no Gabinete da Presidência montado no "Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2013/2016". Créditos: Nani Gois/Alep
No segundo dia do “Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2013/2016”, em Foz do Iguaçu, o presidente Valdir Rossoni (PSDB) e o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Plauto Miró (DEM), atenderam os futuros administradores no gabinete itinerante instalado no local do encontro. Além de despachar com os prefeitos eleitos, os deputados da Comissão Executiva entregaram oficialmente a credencial para acesso livre dos gestores ao estacionamento do Legislativo, em Curitiba. A intenção é que estas autoridades possam ter um espaço garantido ao chegarem à Assembleia.

Logo cedo, Rossoni atendeu diversos prefeitos, que apresentaram ao chefe do Legislativo a intenção de consolidar parcerias futuras e ampliar o diálogo com a Casa de Leis e, por consequência, com os deputados. O prefeito eleito de Jaboti, Vanderlei de Siqueira Silva, foi o primeiro a pegar o cartão de credenciamento na manhã desta quinta-feira (29). “O acesso livre ao chegarmos à Assembleia mostra a boa vontade com que a atual gestão pretende tratar os prefeitos. Temos admiração pelo trabalho que vem sendo realizado lá. E sentimos que estamos tendo a devida valorização também”, reconheceu o prefeito.

O espaço também ficou aberto para os parlamentares recepcionarem os prefeitos que representam suas bases políticas nas diferentes regiões. Vários secretários de Estado também passaram pela sala, que ficará à disposição dos eleitos. “É, sem dúvida alguma, uma gestão inovadora da Assembleia Legislativa. O prefeito se sente valorizado ao saber que pode chegar na capital, conversar com deputados e ser bem atendido desde a entrada. Os municípios estão sendo privilegiados por este relacionamento que iniciou antes mesmo de assumirmos”, comentou o prefeito de Carlópolis, Marcos Antônio David.

Legislativo aberto – Rossoni definiu o relacionamento com os prefeitos como exemplo republicano, permitindo às autoridades o devido reconhecimento por parte do Legislativo. “Ao longo da história, o prefeito chegava ao Centro Cívico e não tinha sequer condições de parar o seu carro para falar com o deputado. Agora, com essa credencial, o prefeito chega à Assembleia e de imediato se identifica e será tratado como autoridade. E nós queremos levar os prefeitos para a Assembleia, afinal eles são a engrenagem, a locomotiva do Estado. Temos feito isso, aberto a Casa para a população. Este é mais um exemplo da importância de um relacionamento republicano, democrático e de trabalho entre as instituições e os poderes”, disse o chefe do Legislativo.

Na opinião do 1º secretário, os prefeitos terão já no próximo ano a estrutura aberta da Assembleia, podendo contar com o apoio dos parlamentares, fruto do relacionamento iniciado a partir do encontro desta semana. “Reunir prefeitos eleitos e conversar sobre o futuro dos municípios é fundamental. A Assembleia, como esta iniciativa de participar, permitiu que os prefeitos conhecessem o conjunto da Casa, se apresentassem, e já contando com o Poder Legislativo prontamente aberto. Os prefeitos são, sem dúvida alguma, o primeiro contato da população. E esta interlocução nos ajuda também. O Paraná somente ganha com este relacionamento”, destacou Plauto.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação