Mulheres policiais e agentes socioeducativos recebem homenagens no Plenário da Assembleia

19/04/2022 17h34 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Agentes de segurança socioeducativos são homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná.

Agentes de segurança socioeducativos são homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Agentes de segurança socioeducativos são homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná.

A homenagem às mulheres foi pelo Dia Estadual da Policial Militar Feminina, comemorado em 19 de abril, conforme a lei nº 20.543/2021, apresentada na Assembleia Legislativa do Paraná pela deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), juntamente com outros deputados. Entretanto, a deputada Cristina Silvestri (PSDB), procuradora da Mulher na Casa, dedicou o horário do Grande Expediente desta terça-feira às mulheres que atuam também em outras esferas das polícias, que, na opinião da parlamentar, conquistaram espaços, mas ainda lutam contra a violência institucional.

(Sonora)

Hoje, no Brasil, elas ocupam apenas 12% do efetivo das polícias militares. São 357.501 homens e 46.180 mulheres, entre praças e oficiais, segundo dados da Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública. No Paraná, o percentual na PM é ainda menor: 11% do efetivo de 22 mil policiais são mulheres. Entre elas, a Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, uma das homenageadas no Poder Legislativo. Ela integra a corporação da Polícia Militar há 33 anos, e foi primeira mulher a exercer o cargo de comandante-geral da Policia Militar do Paraná, em 2018. No Brasil, apenas duas mulheres já desempenharam esta função.

Outra homenageada com a menção honrosa foi a capitã Geovana Angeli Messias, primeira colocada no curso de formação de oficiais bombeiros militares, primeira mulher a ocupar o posto de capitão, sendo a mais antiga mulher do Corpo de Bombeiros do Paraná. Para ela, a homenagem foi uma honra, mas também uma responsabilidade.

(Sonora) 

A policial federal Juliana Buarque de Amorim Batista também esteve entre as homenageadas. Ela já exerceu a chefia de várias delegacias, e hoje é gestora do Núcleo de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal em Curitiba. A menção honrosa também foi entregue à 2º tenente do Exército, Tatiana dos Santos Pereira, que coleciona participações de destaque na instituição, como por exemplo, tendo resultados considerados excelentes em todos os testes de aptidão física.

Outra homenageada, a delegada de Polícia Vanessa Alice Comandou investigações de caráter nacional e internacional, foi professora da Escola Superior de Polícia Civil, além da experiência de campo vivida ao longo de quase 30 anos de carreira. Atualmente, exerce a função de delegada-chefe da Delegacia da Mulher do Paraná. Vanessa Alce considerou a homenagem um motivo de orgulho e de incentivo para continuar trabalhando em defesa da mulher.

(Sonora)

(Sobe som)

O deputado Soldado Adriano José (PP) também entregou menções honrosas a dois agentes de segurança socioeducativos, que representaram toda a categoria formada por 853 profissionais.  Luiz Carlos Thibes, agente de apoio do Sistema Socioeducativo e o agente Marcelo José Bressan. Diversos colegas acompanharam a sessão das galerias. Para Thibes, uma honra e um reconhecimento da Assembleia legislativa a todos os profissionais do sistema.

(Sonora)

O deputado Soldado Adriano José, que defende que os agentes devem ser vinculados à Secretaria de Segurança Pública (SESP) e não à Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), lembrou que tem lutado pelos direitos da categoria.

(Sonora)

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação