No Dia da Síndrome de Down, deputados contratam portadores para o trabalho no Legislativo
Entrar no mercado de trabalho ainda representa um desafio enorme para os portadores de Síndrome de Down. Foi para falar sobre o tema que os deputados Pedro Paulo Bazana (PV) e Michele Caputo (PSDB) convidaram a presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down, Noêmia da Silva Cavalheiro para o horário do grande expediente da sessão plenária desta segunda-feira (21), Dia Internacional, Nacional e Estadual da Síndrome de Down. No estado, esta também é a Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down. E uma dessas ações marcou a data, que foi escolhida justamente por lembrar que os portadores carregam três cromossomos de número 21, em vez de dois, como as demais pessoas. Só nesta segunda-feira, três portadores de Síndrome de Down garantiram vagas na própria Assembleia. Karina Gouvea, foi a primeira nomeada e vai trabalhar com o deputado Bazana; Carlos Eduardo Cavalheiro, vai trabalhar no gabinete da Presidência e Mayara Dias Carvalho, no gabinete do deputado Michele. Segundo Noêmia, uma vitória para os portadores e famílias.
(Sonora)
Ao lado do presidente Traiano, Carlos Eduardo, o Dudu era só satisfação. Ele já trabalhou em outros lugares antes e agora vai viver uma experiência totalmente nova.
(Sonoras)
Bazana diz que espera que, com o exemplo da Assembleia, outros órgãos e instituições de Estado sejam estimulados a contratarem esse público.
(Sonora)
No Brasil, mais de 17 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, segundo o IBGE, entre estes os portadores da Síndrome de Down. O deputado Michele lembra que a Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição e ele espera que mais parlamentares também sigam o exemplo.
(Sonora)
Notícias Relacionadas
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia maisParaná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia maisAssembleia aprova projeto que reconhece as Tortas de Carambeí como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
A proposta, assinada pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), tem como objetivo preservar e valorizar um dos mais importantes símbolos da cultura e da gastronomia paranaense.
Leia maisDeputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) conclama união do Paraná para viabilizar novo contorno ferroviário de Curitiba
Para a parlamentar, obra na capital precisa ser incluída entre as obrigatórias da ANTT na concessão da Malha Sul, que será licitada em 2027.
Leia mais