Oxímetros doados vão auxiliar no diagnóstico da Covid-19
O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná, destacou a entrega de 5.731 oxímetros aos 399 municípios paranaenses. Os aparelhos que medem a saturação de oxigênio no sangue e pode indicar o agravamento da Covid-19 foram doados pela organização Todos pela Saúde e serão utilizados pelas equipes do SUS no acompanhamento de pacientes com a doença.
"O uso do oxímetro é recomendado pela Sociedade Brasileira de Infectologia em campanha de conscientização da importância de monitorar a doença. Aliados aos testes, oxímetro é fundamental para indicar os casos suspeitos da Covid-19. É um aparelho simples, indolor, é usado acoplado no dedo do paciente", completa o deputado.
Em todo o Brasil, estão sendo entregues 104.581 dispositivos, segundo o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que organizou a distribuição. No Paraná, a distribuição está sendo feito pela Secretaria Estadual de Saúde.
As cidades com mais de 100 mil habitantes - são 21 no Paraná - receberam diretamente a doação. O foco é monitorar os idosos com mais de 60 anos, considerados os mais vulneráveis à doença. “A associação da idade com comorbidade leva ao risco maior”, afirmou o presidente da SBI, Clóvis Arns da Cunha.
O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, que participou da segunda reunião da Frente Parlamentar, disse que a letalidade da doença entre crianças é quase nula, mas que nos mais idosos pode chegar a 20%.
Notícias Relacionadas
Frente Parlamentar debate impactos da guerra no Oriente Médio e a necessidade de transição energética no Paraná
Ofício será encaminhado ao ministro de Minas e Energia para aumentar a mistura do biodiesel de 15% para 20%.
Leia mais
Frente Parlamentar da População em Situação de Rua convocará audiência pública para debater internações involuntárias
Reunião na Assembleia Legislativa debateu efeitos da portaria da Prefeitura de Curitiba que autoriza órgãos municipais a realizar esse tipo de intervenção
Leia mais
Assembleia Legislativa promove debate sobre internações involuntárias de pessoas em situação de rua
Evento será na próxima segunda-feira (19) e é organizado pela Frente Parlamentar da População em Situação de Rua
Leia mais
Lançada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar do Segmento dos Materiais de Construção
Deputado Gugu Bueno (PSD), atendendo à solicitação do setor, propôs a instalação do grupo de trabalho para aproximar o segmento do Poder Legislativo.
Leia mais