O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), assinou na tarde desta quarta-feira (10), durante a sessão plenária, um termo de cooperação com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) para a transmissão, através da TV Sinal, de aulas preparatórias para o ENEM – Exame Nacional do Ensino Básico. O acordo, que também envolve o projeto Eureka, ofertará o curso a partir do dia 15 de junho. Todas as aulas serão ministradas por professores com reconhecida experiência no Ensino Médio. A parceria não importará em custos para o Legislativo ou para o Instituto Federal.
“É um contribuição enorme que a Assembleia Legislativa do Paraná está dando aos estudantes do estado. Ainda mais num momento como este, quando tivemos quase 50 dias de greve dos professores da rede estadual de educação. Nós firmamos esse acordo com objetivo de preparar nossos estudantes para a prova do Enem, que acontece agora no próximo mês de outubro”, afirmou Traiano.
O coordenador do projeto Eureka, professor Marlus Geronasso, disse que o termo de cooperação entre a TV Sinal e o IFPR vai atingir um número maior de alunos que se preparam para as provas do Enem. “A equipe Eureka trabalha há 11 anos em prol dos estudantes que vão fazer vestibular e o Enem. Essa parceria com a TV Sinal aumenta nossa prospecção. Ou seja, nós poderemos chegar a mais lares e a mais alunos, e instrumentalizá-los para que eles possam se preparar para o Enem e aumentar suas médias no exame”, explicou.
Para o diretor de Ensino e Desenvolvimento de Recursos Educacionais da Educação à Distância do IFPR, Eduardo Fofonca, o convênio firmado com a TV Sinal vai auxiliar principalmente os estudantes de classes sociais mais baixas. “Um dos focos dos trabalhos do IFPR é a inclusão dos nossos alunos. É uma iniciativa que vem, com certeza, trazer um enfoque claro à educação à distância, pois será transmitida via satélite para o Paraná e todo o Brasil. Isso possibilita que muitos alunos possam ter a oportunidade de entrar no ensino superior”, argumentou.
O convênio entre a Assembleia e o IFPR para transmissão de aulas preparatórias para o Enem foi elogiado por parlamentares que acompanhavam a cerimônia. O deputado Tadeu Veneri (PT), líder da oposição na Casa, parabenizou a iniciativa e a participação dos professores envolvidos no projeto. “Eu e os demais deputados estamos felizes de saber que professores que poderiam estar ganhando muito mais nos cursinhos particulares onde atuam, dedicam parte do seu tempo para gratuitamente poder fazer com que alunos que não têm acesso aos cursinhos mais caros, possam ter um ensino de qualidade por outros métodos. Parabéns à Casa e a todos aqueles que se dedicam por um educação melhor nesse país”, declarou Veneri.
Na TV – Com a parceria as aulas passarão a ser transmitidas pela TV Sinal, canal de televisão da Assembleia Legislativa e também pelo YouTube. A transmissão pela TV Sinal acontecerá de quinta a domingo, no canal 16 da Net, sempre a partir das 19 horas. Para confirmar o canal na sua região acesse o link "Sintonize a TV Sinal" no site da Assembleia (www.alep.pr.gov.br). Os alunos matriculados poderão também acompanhar as aulas ao vivo, via satélite, nas tele salas do IFPR.
O curso ofertado pelo IFPR-Eureka utiliza como metodologia a resolução das questões das provas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para o ENEM, a partir dos exames nacionais aplicados de 2010 até 2014. Inclui também as questões elaboradas para o sistema prisional. As aulas abrangem os conteúdos relacionados a ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação.
O ENEM 2015, o teste de conhecimentos do Ministério da Educação (MEC), que pode garantir uma vaga em instituições públicas ou privadas de ensino superior, será realizado nos dias 24 e 25 de outubro.