Parceria que permitirá identificação biométrica de torcedores deve aumentar segurança nos estádios
Com o objetivo de aumentar a segurança em eventos esportivos e espetáculos com grande concentração de público, o Tribunal de Justiça do Paraná, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, o Instituto de Identificação do Paraná, o DETRAN-PR e a CELEPAR firmaram parceria inédita, que prevê a criação de um sistema de consulta aos cadastros dos órgãos públicos para confronto das informações biométricas dos torcedores e frequentadores de eventos de grande porte. Assim, o clube ou o organizador de evento que aderir ao sistema poderá realizar a identificação biométrica dos cidadãos no momento do ingresso ao estádio ou à arena.
A iniciativa tem por finalidade aumentar a segurança em estádios durante partidas de futebol, eventos esportivos e nos locais onde são realizados grandes espetáculos e shows, por exemplo, e corresponde com o que dispõe a Lei estadual n° 17951/2014, de autoria do deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB). Pela legislação, todos os ingressos para jogos oficiais de futebol devem ser vendidos com a respectiva identificação dos compradores. Ou como dispõe o artigo 1º da Lei: “Os clubes, entidades mantenedoras, entidades gestoras dos estádios de futebol e estabelecimentos que realizarem a venda de ingressos para partidas oficiais de futebol disputadas em local com capacidade para mais de quinze mil expectadores, localizados no Estado do Paraná, deverão realizar a identificação dos respectivos compradores de ingresso, nos termos desta Lei”.
Prevenção – “Com o confronto destas informações será possível reconhecer quem eventualmente tenha contra si mandado de prisão expedido ou alguma restrição prevista pelo Juizado do Torcedor. Também facilitará a punição de quem incitar brigas ou tiver atitudes violentas dentro destes ambientes”, destacou Bernardo Carli, que também preside a Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Paraná.
O convênio foi assinado na semana passada e a ferramenta está à disposição dos interessados, não sendo obrigatório aos clubes implantar o sistema. Contudo, apesar de não existir um cronograma fixo para a implantação, nem a obrigatoriedade de cadastro, a expectativa é de que todos participem.
Notícias Relacionadas
Assembleia sedia cerimônia de premiação do Selo Paraná
O evento é promovido pela Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa/PR) e acontece quarta-feira (22), às 14 horas, no Plenário da Casa.
Leia mais
Deputados destacam ações de cidadania e aproximação com a população na Assembleia Itinerante na ExpoLondrina
Programação reúne estudante s e comunidade em atividades educativas sobre o Legislativo e o processo de elaboração das leis
Leia mais
Audiência pública debateu saúde mental dos profissionais da segurança pública no Paraná
Evento foi proposto pelo deputado Tito Barichello (União) e ocorreu no Plenarinho da Casa de Leis.
Leia mais
Assembleia Legislativa do Paraná sedia evento sobre Selo ABNT de boas práticas no combate à violência contra as mulheres
Leia mais