Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Prevenção ao câncer de pele deve ocorrer também no inverno Audiência pública proposta pelo deputado Dr. Batista (DEM), presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia, vai alertar e conscientizar a população sobre a importância e gravidade da doença.

14/05/2021 14h03 | por Jaime S. Martins
Agenda com diversas audiências públicas maca a semana na Assembleia Legislativa do Paraná.

Agenda com diversas audiências públicas maca a semana na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Agenda com diversas audiências públicas maca a semana na Assembleia Legislativa do Paraná.

No Paraná, a lei 18.829/2016 instituiu o Dezembro Laranja, mês dedicado a ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce do câncer de pele, principalmente com a aproximação do verão. Mas os cuidados devem ser o ano todo. E com esse objetivo, na terça-feira (18), às 9 horas, a Assembleia Legislativa do Paraná realiza uma audiência pública com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância e gravidade do Câncer de Pele/Melanoma.

O debate é proposto pelo deputado Dr. Batista (DEM), presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia, e terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo a partir das 9 horas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo responsáveis por mais de 185 mil casos anualmente, o tipo de câncer de maior incidência no país.

Pedofilia – A terça-feira, dia 18 de maio, é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e a TV Assembleia e redes sociais do Legislativo transmitem o “Webinário Todos Contra a Pedofilia – Informação e Enfrentamento”, evento virtual, com início às 19h, que marca a mobilização “Todos Contra a Pedofilia” no estado.

A iniciativa desse seminário é do deputado Gilson de Souza, coordenador da Frente Parlamentar Em Defesa da Vida e da Família, e um dos autores da lei Nº 17.637/13, que estabeleceu oficialmente essa campanha no Paraná. “Essa é uma mobilização que busca trazer ainda mais informação para toda a sociedade, pois queremos que as famílias saibam como proteger os seus filhos e também a quem recorrer em situações de casos suspeitos ou confirmados de pedofilia”, destaca o deputado Gilson.

Segundo o Relatório de Análise Criminal do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), que é o órgão oficial que regulamenta a parte estatística das Polícias no estado, no Paraná, somente no primeiro trimestre de 2021 foram registradas 1072 ocorrências de abuso sexual cujas vítimas são crianças e adolescentes. O que corresponde a quase 12 casos por dia.

LGBTFobia - A Retomada da Democracia e da Participação Social: o enfrentamento da LGBTIfobia é o tema da audiência pública que será realizada na segunda-feira (17), às 9 horas, de forma remota na Assembleia Legislativa do Paraná.

O encontro, que terá transmissão pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo, é uma proposta da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia, presidida pelo deputado Tadeu Veneri (PT) e vai reunir profissionais, estudiosas e militantes que representam o movimento social organizado pela luta LGBTQI+ no Paraná que falarão sobre o combate à violência, acesso à justiça, segurança pública, participação social, educação, saúde e participação no mercado de trabalho.

Pedágio – A Frente Parlamentar sobre o Pedágio retoma as audiências públicas de forma híbrida para debater o modelo proposto pelo Governo Federal para a concessão das rodovias paranaenses.

Na quinta-feira (20) os debates acontecem na cidade de Jacarezinho, no Auditório do PDE / Centro de Ciências Humanas e da Educação da UENP - Rua Padre Melo, 1200; na sexta-feira (21) os deputados ouvem a população de Maringá na audiência que acontece na Câmara Municipal - Avenida Papa João XXIII, 239 - Zona 2. As duas audiências têm início às 9 horas e contarão com transmissão pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

Educação – Ainda na quinta-feira (20), às 18 horas, será realizada uma audiência pública para o lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação no Paraná. O evento, também com transmissão pela TV Assembleia, foi proposto pelos deputados do Partido dos Trabalhadores, Professor Lemos, Arilson Chiorato e Luciana Rafagnin, e do deputado Goura (PDT).

Comissões – Também estão na agenda da Assembleia Legislativa do Paraná reuniões das Comissões temáticas. Na segunda-feira (17) às 13h30 tem reunião da Comissão de Finanças e Tributação, logo depois, às 14 horas se reúnem os deputados que integram a Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda; logo após a sessão plenária é a vez do colegiado da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor se reunir.

Na terça-feira (18), às 11h30 acontece a reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres e às 13h30 a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na quarta-feira (19) tem reunião da Comissão de Cultura, às 9 horas.

A agenda completa das atividades da Assembleia Legislativa, incluindo as sessões plenárias que acontecem de segunda a quarta-feira, pode ser conferida no site: www.assembleia.pr.leg.br

 

 

Ouça o Podcast relacionado

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação