Proibição do passaporte da vacina segue à sanção do governador
A proibição de que qualquer entidade, seja ela particular ou pública, exija a confirmação da vacinação completa das pessoas que queiram entrar em seus estabelecimentos, foi aprovada em redação final pela Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (11).
A proposta segue agora para a sanção, ou veto, do Poder Executivo. Polêmico, o projeto foi debatido desde a sua apresentação em plenário, passando por todas as comissões pertinentes. Ele proíbe, por exemplo, que a vacina seja critério para os contratos de trabalho.
Também, que a falta da vacina seja motivo para demissões; que seja cobrada para matrículas em escolas, colégios e universidades; além de impedir que as pessoas não vacinadas tenham objeções na hora de obter documentos ou inscrições em concursos.
Assinada pelos deputados Ricardo Arruda (PL), Coronel Lee (Democracia Cristã), Delegado Fernando Martins (Republicanos) Delegado Jacovós (PL), Soldado Fruet (PROS) e Gilberto Ribeiro (PL) a iniciativa foi contestada pela Oposição no Legsialtivo, anunciando que vai recorrer à Justiça contra ela.
O presidente da Assembleia Legsialtiva, deputado Ademar Traiano (PSD), falou da contestação da Oposição e do envio do projeto de lei à sanção do governador.
SONORA ADEMAR TRAIANO
Outro projeto de lei, assinado pelo deputado Cobra Repórter (PSD), foi aprovado em redação final e segue á sanção do goverador Ratinho Junior.
A proposta inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Agosto Cinza, mês de reflexão e promoção de eventos sobre a prevenção e combate a incêndios.
Notícias Relacionadas
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia maisParaná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia maisAssembleia aprova projeto que reconhece as Tortas de Carambeí como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
A proposta, assinada pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), tem como objetivo preservar e valorizar um dos mais importantes símbolos da cultura e da gastronomia paranaense.
Leia maisDeputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) conclama união do Paraná para viabilizar novo contorno ferroviário de Curitiba
Para a parlamentar, obra na capital precisa ser incluída entre as obrigatórias da ANTT na concessão da Malha Sul, que será licitada em 2027.
Leia mais