Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Projeto aprovado na Assembleia pretende alertar a população sobre os perigos da depressão De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 2020 e 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo.

03/02/2016 17h31 | por Nádia Fontana
Sessão Plenária

Sessão PlenáriaCréditos: Dálie Felberg / Alep

Sessão Plenária

Promover debates e palestras a fim de alertar a população sobre a depressão, doença que se manifesta de várias maneiras e hoje já afeta milhares de pessoas no mundo, são objetivos do projeto de lei nº 595/2015, do deputado Dr. Batista (PMN), aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) desta quarta-feira (3), em primeiro turno, quando passaram pelo Plenário mais quatro projetos de lei. Segundo Dr. Batista, que é médico e presidente da Comissão de Saúde Pública, a depressão é uma doença grave que não escolhe raça, classe social ou econômica, e muitas vezes têm seus sintomas confundidos com outros males.

“A cada 40 segundos morre uma pessoa vítima de depressão no mundo. O que assusta é o número de suicídios. Essa é a doença deste século”, alerta. Dr. Batista diz que entre os sintomas da doença estão o isolamento, a tristeza sem motivo aparente e o abandono das atividades habituais, inclusive do exercício físico. “Para vencer a depressão é necessário ter ciência da singularidade do indivíduo e das causas reais que o deprimem”, informa ainda o deputado, na justificativa da sua proposta. “Não havendo duas pessoas iguais, não poderá haver uma fórmula coletiva, pois os problemas, apesar de parecidos, ocorrem em circunstâncias diferentes, do mesmo jeito que vivenciados por naturezas distintas”, acrescenta.

Saúde mental – O projeto propõe que seja instituída no Paraná a “Semana Estadual da Conscientização sobre a Depressão”, com as finalidades de também divulgar as políticas públicas que auxiliem a população na busca de acompanhamento especializado e na divulgação dos avanços obtidos pela ciência. Ela deve acontecer na segunda semana de outubro, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental.  De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 2020 e 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo. Atualmente ela afeta mais de 121 milhões de pessoas. Dados do Ministério da Saúde divulgados no ano passado mostram que 3% da população brasileira sofre com transtornos mentais severos e persistentes e 12% necessita de algum atendimento, contínuo ou eventual, em saúde mental.

Agroecológicos – Nesta sessão passou também em primeira discussão o projeto de lei nº 587/2015, do deputado Nelson Justus (DEM), que declara de utilidade pública estadual a Associação dos Agricultores Familiares Agroecológicos dos Municípios de Jandaia do Sul, Marumbi e Kaloré. Os deputados aprovaram ainda, igualmente em primeiro turno, o projeto de nº 790/2015, da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, concedendo o título de utilidade pública à Associação dos Produtores da Microbacia do Pico Agudo, com sede em Japira. Do deputado Ademir Bier (PMDB) passou o projeto de nº 807/2015. Essa proposição concede o título de utilidade pública à Comunidade Terapêutica de São José/Nova Jornada – CTNJ, com sede e foro em São José dos Pinhais. O quinto projeto aprovado (nº 866/2015), do deputado Felipe Francischini (SD), insere no calendário oficial de eventos do Paraná o Dia da Guarda Municipal, a ser comemorado no dia 10 de outubro. Essas duas proposições também passaram em primeiro turno.

Acompanhe mais em nosso Facebook: https://www.facebook.com/assembleialegislativapr/?fref=ts

Ouça o Podcast relacionado



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação