Projeto contra racismo nos estádios de futebol é aprovado pela Comissão de Direitos Humanos
Torcedores racistas serão punidos com mais rigor no Paraná. Atos de intolerância racial, étnica, religiosa e de xenofobia praticados nos estádios, e em um raio de até cinco quilômetros dos locais dos jogos de futebol, estarão sujeitos a sanções que reforçam a Lei Federal nº 7716/1989, impondo multas individuais e perda de incentivos fiscais aos clubes. O projeto de lei nº 607/2017, do deputado Paulo Litro (PSDB), foi aprovado na tarde desta-segunda-feira (16) pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Tadeu Veneri (PT).
“A proposição, portanto, objetiva reduzir e coibir esta prática de ódio racial, propondo duras punições a seus infratores”, cita a justificativa do projeto. “Não é demais dizer que os casos de racismo nos estádios de futebol são uma prática notória que vêm trazendo grandes preocupações às autoridades públicas e mesmo às entidades relacionadas ao futebol”, completa o texto. O relator da matéria, deputado Anibelli Neto (MDB), propôs, como subemenda substitutiva, adicionar às penalidades a proibição dos infratores de frequentarem de um a quatro anos os estádios de futebol.
Participaram da reunião os deputados: Tadeu Veneri, Anibelli Neto, Goura (PDT), Evandro Araújo (PSC), Professor Lemos (PT), Soldado Adriano José (PV) e Boca Aberta Jr. (PROS).
Dias Estaduais – A Comissão aprovou também a criação de dias alusivos a pautas ligadas aos Direitos Humanos. São eles: Dia Estadual de Luta Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais (216/2015), do deputado professor Lemos (PT); e o Dia do Conciliador e Mediador Judicial e Extrajudicial (546/2019), do deputado Gilson de Souza (PSC).
Foi aprovada ainda a concessão do título de utilidade pública à Associação de Moradores da Aldeia Indígena Água Branca II, no município de Tamarana, (projeto de lei 718/2019), proposta do deputado Cobra Repórter (PSD).
Notícias Relacionadas
Assembleia sedia cerimônia de premiação do Selo Paraná
O evento é promovido pela Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa/PR) e acontece quarta-feira (22), às 14 horas, no Plenário da Casa.
Leia mais
Deputados destacam ações de cidadania e aproximação com a população na Assembleia Itinerante na ExpoLondrina
Programação reúne estudante s e comunidade em atividades educativas sobre o Legislativo e o processo de elaboração das leis
Leia mais
Audiência pública debateu saúde mental dos profissionais da segurança pública no Paraná
Evento foi proposto pelo deputado Tito Barichello (União) e ocorreu no Plenarinho da Casa de Leis.
Leia mais
Assembleia Legislativa do Paraná sedia evento sobre Selo ABNT de boas práticas no combate à violência contra as mulheres
Leia mais