Projeto de lei obriga instalação de cancelas em todas as passagens de trem no Paraná
O deputado estadual Soldado Adriano José (PP) protocolou nesta sexta-feira (10) um projeto de lei que obriga a instalação de cancelas em todas as passagens de trem no Estado do Paraná. O parlamentar explica que a iniciativa tem o objetivo de evitar a repetição de acidentes trágicos como o ocorrido nessa semana em Jandaia do Sul, quando um trem colidiu com um ônibus que transportava alunos da Apae.
“As cancelas aumentarão a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. É uma iniciativa importante, mas precisamos pensar em outras ações de Governo para evitar que tragédias como essa não aconteçam”, pontua Adriano José.
O parlamentar já articulou junto ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Tiago Amaral (PSD), o início da tramitação do texto.
O deputado Tiago Amaral assumiu o compromisso de pautar o quanto antes o projeto na CCJ. “Para que a gente possa fazer esse debate e estabelecer, de fato, uma regulamentação que possa resolver essas situações”, disse o presidente da CCJ.
Projeto
O projeto de lei apresentado pelo deputado Adriano José determina que “as concessionárias ou permissionárias de serviço público de ferrovia, assim como empresas estatais que utilizam traçados de linhas férreas, no âmbito do território do Estado do Paraná, ficam obrigadas a instalar cancelas em todas as passagens de trem no Estado do Paraná”.
A matéria também estipula um prazo de até um ano para a construção das cancelas. “As empresas estatais e as concessionárias ou permissionárias que prestem serviço ferroviário, terão o prazo de 12 meses contados a partir da vigência desta Lei, para adequarem-se à exigência”, determina o projeto.
Notícias Relacionadas
Ney Leprevost (REP) protocola projeto que estabelece prazo máximo de 30 dias para concessão de benefícios assegurados por lei a pessoas com deficiência
Leia mais
Assembleia Legislativa aprova projeto que reconhece Vila Velha como patrimônio histórico e cultural do Paraná
Leia mais
Assembleia Legislativa aprova a criação do Dia do Nutricionista no calendário oficial do Estado
Proposta da deputada Maria Victoria (PP) define a data de 31 de agosto para a comemoração.
Leia mais
Deputado Professor Lemos (PT) apoia urgência em projeto para retomada econômica em Rio Bonito do Iguaçu
Parlamentar defende aprovação do PL 350/2026 que deve ser votado nesta terça-feira (14).
Leia mais