Projeto de lei propõe Bolsa Agro Estudantil para alunos de colégios agrícolas
O projeto de lei 345/2022 cria a Bolsa Agro Estudantil do Paraná. Pela proposta, alunos do regime de internato nos 19 Centros Estaduais de Educação Profissional Agrícola receberão um auxílio financeiro mensal equivalente a 50% do piso salarial da agricultura do Estado.
O projeto foi protocolado na sessão plenária de segunda-feira (25) e agora segue para a análise das Comissões da Assembleia Legislativa do Paraná. A justificativa da proposição destaca a importância da formação profissional agrícola para o Estado e também sustenta que grande parte dos alunos pertence a famílias de pequenos agricultores.
O recebimento de bolsa-auxílio significa a garantia mínima de estabilidade financeira, na busca da ampliação dos conhecimentos com o amparo do poder público, diz a justificativa do texto.
Pela proposta, o pagamento da bolsa deverá ser viabilizado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, que deverá regulamentar o processo. A proposição indica que, para ter direito ao auxílio, o aluno deverá manter a nota média escolar mínima exigida, comparecer a no mínimo 75% das aulas e não ter mais do que 10% de faltas sem justificativa.
Notícias Relacionadas
Deputado Marcelo Rangel (PSD) propõe política estadual para reintrodução responsável de animais urbanos
Leia mais
Deputado Matheus Vermelho (PP) apresenta projeto de lei permitindo que herdeiros possam receber prêmios do ‘Nota Paraná’
Proposta surgiu após um caso de um contemplado que veio a óbito ficar sem receber. Objetivo é corrigir esta lacuna e beneficiar a família para receber o prêmio.
Leia mais
Projeto de lei da Deputada Marli Paulino (SD) institui a Semana Estadual do Artesanato no Paraná
Leia mais
Proposta da deputada Márcia Huçulak (PSD) resguarda dados pessoais no ambiente digital do SUS no Paraná
Alteração adapta texto à Lei Geral de Proteção de Dados.
Leia mais