Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Projeto de lei quer inserir expressões artísticas cristãs como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná

Proposta foi apresentada pela deputada Cantora Mara Lima (Republicanos).

"Reconhecer as manifestações artísticas religiosas como patrimônio cultural imaterial do Estado do Paraná é uma forma de valorizar a riqueza cultural e espiritual presente nas tradições religiosas do estado", afirma a deputada Cantora Mara Lima.
"Reconhecer as manifestações artísticas religiosas como patrimônio cultural imaterial do Estado do Paraná é uma forma de valorizar a riqueza cultural e espiritual presente nas tradições religiosas do estado", afirma a deputada Cantora Mara Lima. Créditos: Dayo Studio

Músicas, louvores, pintura, escultura, teatro e outras expressões artísticas cristãs serão Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná. É o que prevê o PL 556/2024, de autoria da deputada Cantora Mara Lima (REPUBLICANOS). 

O objetivo é reconhecer a importância da arte como instrumento de reforço da identidade cultural de uma comunidade. De acordou com a autora da lei, as expressões artísticas são uma eficiente ferramenta cultural de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.

“As manifestações culturais de origem religiosa, produzidas para expressar a crença cristã, podem assumir diversas formas, como a música, a dança, o teatro, e as celebrações litúrgicas. Elas refletem não apenas a fé, mas também os valores, a história e a identidade de cada comunidade, promovendo a união espiritual e o fortalecimento dos laços sociais”

"Reconhecer as manifestações artísticas religiosas como patrimônio cultural imaterial do Estado do Paraná é uma forma de valorizar a riqueza cultural e espiritual presente nas tradições religiosas do estado. Esse reconhecimento assegura a preservação e continuidade de práticas que moldam a identidade das comunidades, transmitindo fé, valores e história de geração em geração", concluiu a deputada.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação